Notícias · Abril 30, 2022

Revista Acanto n.º 5

No dia 23 de abril, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, no Castelo de Leiria, recebeu o lançamento do quinto volume da Revista de Poesia Acanto. A apresentação foi realizada pelo Núcleo Editorial, representado por Paulo José Costa, Carlos Fernandes, Maria Celeste Alves e Luís Vieira da Mota, com intervenções de Isabel Ponce de Leão, uma das autoras que contribuiu para esta edição.

Na análise ao número 5 da Revista, Isabel Ponce de Leão destacou a relação e o diálogo harmonioso entre os textos e as fotografias ou elementos gráficos. Além disso, sublinhou o facto de a Revista não ser apenas uma compilação de poemas, mas também integrar textos recensivos e ensaísticos, de exploração académica.

Por sua vez, Maria Celeste Alves realçou a importância de um trabalho de tradução cuidado e sensível, sobretudo no âmbito da poesia, em que o tradutor assume o papel de intérprete ao recriar as emoções e significados do texto original. Apesar do desafio, Maria Celeste Alves sublinhou o prazer que surge no decorrer do processo.

O mais recente número da Revista Acanto apresenta-se com uma nova imagem, distinta das anteriores capas. “Tem um novo grafismo clássico, com a palavra «Acanto» de uma forma dispersa, sui generis“, explicou Paulo José Costa. Apesar da diferença na aparência, o conteúdo continua a ser uma mostra de várias tipologias de texto e de formas de expressão. “Queremos também que seja um objeto de arte”, referiu.

A sessão foi também marcada por declamações de poemas de autores que participaram nesta edição da Revista Acanto ou em anteriores. Terminou com a atuação do Projecto CASA-NAU, em duas canções construídas a partir de poemas.


Fotos: Carlos Fernandes / Hora de Ler e Organização