VERSÃO ON-LINE
1. A ACANTO – Revista de Poesia é um espaço eletrónico que publica textos literários no domínio da Poesia, com o propósito de divulgar conteúdos poéticos sob qualquer forma (escritos, visuais, orais, áudio, multimédia, entre outros), procurando construir novos modos de interlocução sobre a Arte Poética e a realidade.
2. Um dos seus objectivos primordiais é o de inovar e representar o movimento vivo da Poesia, criando novas abordagens, pelo que qualquer sintoma de descontinuidade, criatividade e inovação será fomentado.
3. A ACANTO – Revista de Poesia é independente do poder político, poder económico ou de quaisquer grupos ideológicos ou de pressão religiosa, fomentando a liberdade de expressão e de pensamento poético, isento de qualquer influência.
4. A ACANTO – Revista de Poesia defende o pluralismo de opinião, sem prejuízo de poder assumir os seus próprios posicionamentos, pautando-se pelo princípio de que as opiniões diversas ou divergentes deverão ser respeitadas, considerando o direito da liberdade de expressão.
5. A ACANTO – Revista de Poesia não tem fins lucrativos, podendo contudo, fazer promoção e divulgação de eventos/ acções de carácter literário, inerentes à publicação, lançamento e apresentação de novos títulos, autores e iniciativas no domínio da Poesia, quer a uma escala
regional, quer nacional ou internacional.
6. A ACANTO – Revista de Poesia aceita a colaboração de quem queira submeter os seus trabalhos, ficando a sua selecção / aceitação ao critério da equipa responsável – núcleo editorial, devendo ser respeitadas as Normas para Publicação disponíveis no site.
7. A ACANTO – Revista de Poesia respeita os direitos dos autores e demais enquadramentos sobre as publicações em formato online, designadamente os códigos de ética e deontologia da comunicação.
8. As opiniões expressas pelos autores não reflectem, necessariamente, a postura dos responsáveis pela publicação, nem a perspectiva dos responsáveis pelo site, reflecte a opinião dos colaboradores e autores que participem com os seus trabalhos.
9. Serão publicados textos inéditos de autores que se expressem em língua portuguesa, assegurando-se, igualmente, a apresentação de Poesia em línguas estrangeiras, em tradução, uma secção de recensões, de entrevistas, de artigos e crítica poética, como uma secção de actualidades/ notícias que acompanha, atentamente o movimento poético e estético.
VERSÃO EM PAPEL
Com uma periodicidade trimestral, em versão de papel e em permanência no registo on-line, a ACANTO – Revista de Poesia eleva a interligação da Poesia e da criatividade, a par dos inúmeros aspectos da herança comum proporcionada pela língua, na afirmação da exclusividade e relevância de um acervo da poética contemporânea. Para a edição on-line, poderão ser consideradas propostas provenientes de áreas distintas, mas contíguas à Poesia – Artes Plásticas, Design, Artes Visuais, Cinema, Multimédia, Música e Fotografia.
Missão – ACANTO – Revista de Poesia
A ACANTO – Revista de Poesia é uma criação independente, de carácter integrativo e pluridisciplinar, sempre receptivo a novas colaborações, desenvolvido em Leiria, em colaboração com a organização do evento RONDA – Leiria Poetry Festival, a Editora Hora de Ler, a Biblioteca Municipal de Leiria – Biblioteca Afonso Lopes Vieira e a CML – Câmara Municipal de Leiria.
Numa missão de fortalecimento da multidisciplinaridade e concepção poética e na partilha da diversidade do conhecimento, a ACANTO – Revista de Poesia fomenta a ideia de liberdade de expressão poética nos seus formatos ou campos (físico ou virtual), numa lógica da promoção de inter-relações multidisciplinares no plano das artes que dialogam de forma estreita com a Poesia.
Esta acção cumpre-se sem rejeitar iniciativas individuais, integradas nas linhas de interesse que a ACANTO – Revista de Poesia e o seu núcleo editorial preconizam e os autores e artistas ajudam a delinear.
Para além do trabalho de publicação desenvolvido, a ACANTO – Revista de Poesia pode expandir-se na realização de conferências, colóquios, seminários, exposições e apresentações. É também preocupação de base contribuir para a análise crítica e estudo sobre a Poesia (em âmbito de educação formal ou informal), podendo incluir a dimensão educativa e pedagógica.