Nestes dias chuvosos e frios, manter a casa quente sem gastar muito dinheiro torna-se um verdadeiro desafio, especialmente quando surge outro problema comum: a humidade. Em muitas casas, ela pode causar o aparecimento de mofo, danos às paredes e até mesmo problemas de saúde.
No entanto, existe um truque caseiro, econômico e eficaz que se tornou popular no exterior: usar sal nas janelas para combater a condensação.
Mais vistos no Nacional1Multas ultrapassam 100 mil pesos: veja os carros que não podem circular nesta sexta-feira em 34 municípios2Loja Hites faz liquidação por fechamento definitivo: qual filial e quando fecha?3Famosa pasta de dentes é retirada preventivamente do mercado chileno devido a alertas sobre riscos à saúde4Terremoto é registrado no norte do país: onde e qual foi a magnitude?5
Como funciona o truque com sal?
Polvilhar sal nas janelas é um truque britânico e europeu, usado nesses países devido ao alto índice de umidade que costuma ser registrado nas casas durante o inverno.
Andy Ellis, especialista em casa e jardim, disse à Posh que este produto conhecido «tem a capacidade de absorver naturalmente a humidade do ar e, essencialmente, secá-lo, de modo que, quando entra em contacto com o vidro, forma-se menos gotas de condensação».
Qual é a quantidade de sal recomendada?
O próprio Ellis indicou que «a quantidade de sal a utilizar depende do tamanho da janela onde é aplicada».
«Claro que, em geral, quanto maior a janela, mais sal será necessário, embora normalmente basta um pequeno recipiente», disse ele.
Assim, basta comprar sal (ou usar o que já tem em casa) e colocá-lo nas janelas, o que permitirá gastar menos dinheiro em comparação com outras alternativas.