A palavra «poupança» é inevitavelmente associada a um cofrinho, no qual colocamos o dinheiro que sobra no final do mês. «O valor total é de 2052,76 dólares!», escreveu ele no Reddit.
A palavra «poupança» é inevitavelmente associada a um cofrinho, onde colocamos as moedas que sobram depois de pagarmos em dinheiro. Normalmente, são moedas que guardamos para usar em outros pagamentos.
Nos EUA, um homem de 91 anos dedicou os últimos 70 anos às poupanças, como contou o seu neto no Reddit. Ele guardava moedas num frasco de vidro, incluindo uma moeda de cinco cêntimos de 1928, a mais antiga que tinha. Havia também 77 outras moedas, como centavos de trigo, que estiveram em circulação de 1928 a 1954, duas moedas de prata de 10 centavos de 1963 e 1964 e uma moeda de mercúrio de 10 centavos de 1942.
Por fim, em outra publicação, o seu neto informou o valor total das economias. «Contei as moedas da lata de 70 anos e o valor total foi de 2052,76 dólares!». Ou seja, depois de juntar moedas, notas de dólar e outros itens, o valor das economias chegou a 1887 euros.
O utilizador mostrou como o vaso onde as moedas estavam guardadas ficou vazio e tudo o que havia nele foi transferido para uma caixa de plástico. O peso das moedas era de 152,5 libras, ou seja, cerca de 70 quilos. O utilizador afirma que o processo de esvaziar o vaso levou 15 minutos.
O montante necessário para se reformar
De acordo com estimativas realizadas por um estudo da IESE Business School, é necessário ter cerca de 120 000 euros em poupanças. Este montante serviria como complemento à pensão do Estado de 1000 euros por mês durante, pelo menos, dez anos.
Nesta situação, o planeamento financeiro e a capacidade de poupança parecem fundamentais para alcançar os montantes acima referidos. Em Portugal, a idade de reforma é fixada em 65 anos, se o trabalhador tiver contribuído para a segurança social durante pelo menos 38 anos e três meses. É adiada para 66 anos e seis meses se o período de contribuição for inferior a 38 anos.