Existem peixes que devemos deixar em paz no mar e nos rios, mas há outros que proporcionam verdadeiros sucessos na pesca. Foi o que aconteceu com José, um experiente pescador desportivo que capturou uma corvina de seis quilos. Este pescador, praticante assíduo de spinning e rockfishing, contou no seu canal do YouTube uma das suas maiores proezas em Cabo Silleiro, quando capturou um exemplar gigante que deixou os seus seguidores de boca aberta.

«Não é apenas um peixe grande, é mais do que um peixe. A luta foi impressionante», resumiu. Normalmente, ele devolve os peixes ao mar, mas desta vez fez uma exceção: «Este vou comer, sem dúvida».

Pesca do robalo gigante

Trata-se do robalo (Dicentrarchus labrax), também conhecido como lubina. Esta espécie é especialmente apreciada pelos amantes da pesca desportivapela sua força e dificuldade em ser capturada.

Não é de admirar, pois é um peixe cauteloso, ágil e resistente, especialmente em zonas com forte agitação e fundo rochoso, como Cabo Silleiro.

Cameselle não é apenas um pescador, ele domina técnicas como spinning e rockfishing. Além disso, ele costuma usar iscas artificiais e canas leves, que exigem precisão e reflexos rápidos.

Em suma, pescar um robalo de seis quilos não é uma questão de sorte, e os pescadores iniciantes nem devem tentar. As correntes, as rochas e as ondas podem fazer com que qualquer lançamento termine com a quebra ou perda da cana.

A luta do pescador galego para capturar um peixe gigante

Na verdade, mesmo para um pescador desportivo profissional como Cameselle, não foi fácil capturar este robalo. A luta com o peixe foi tão intensa que ele próprio admitiu que foi a experiência mais violenta de que se lembra.

Graças à gravação, é possível ver como a luta entre o pescador e o peixe durou vários minutos devido à força e agilidade do corvina.

Mas a experiência de José acabou por prevalecer e ele conseguiu tirar o corvina da água sem ajuda. Um verdadeiro feito marítimo.

Nesses casos, normalmente se solta a presa, mas desta vez Camecelle tinha outros planos: o peixe foi preparado e dividido entre seis pessoas, que puderam saborear um dos pratos mais deliciosos e apreciados da cozinha atlântica.

«Influenciador» da pesca desportiva

Há pessoas que se tornam virais num determinado momento graças à captura de um peixe gigante, mas José Cameselle é um participante assíduo das redes sociais, bastante conhecido entre os amantes da pesca desportiva.

Embora os seus números não chamem a atenção, já que não chega a 2000 seguidores, ele fez nome na comunidade pela frequência e qualidade dos seus vídeos.

Isso ajudou-o a colocar algumas das suas capturas de robalo entre os vídeos mais vistos sobre pesca desportiva. Por exemplo, um deles teve mais de 13 000 visualizações.

By acanto