Trata-se de uma espécie invasora originária da Flórida. Miguel Ángel Martín Blázquez, um pescador de Garcihernández que se define como «amante dos rios e da natureza», tornou-se protagonista depois de encontrar ontem no rio Tormes, ao passar pela localidade de Huerta, um curioso exemplar de caranguejo azul. «Ontem à tarde, com as redes na horta, apareceu esse diferente dos outros. Fiquei surpreendido porque não sabia da sua existência e, esta manhã, liguei para um agente do Ambiente que me pediu para levá-lo para examinar de onde veio», comenta o pescador.

Nas últimas horas, Miguel Ángel Martín Blázquez, surpreendido com a singular descoberta, não hesitou em procurar na Internet mais referências sobre este caranguejo azul e descobriu que se trata de uma espécie invasora originária da Flórida, nos Estados Unidos. Em 2019, agentes do Seprona também localizaram em Navarra um destes curiosos e chamativos exemplares. A Guarda Civil salientou que é «fundamental» a deteção precoce de espécies exóticas invasoras, uma vez que quando o número de indivíduos ainda é pequeno é mais fácil travar a sua possível expansão.

O caranguejo-azul-da-flórida (Procambarus alleni ) é conhecido pela sua intensa coloração azul, causada por um defeito enzimático, que torna estes animais especialmente chamativos. Em aquários, atingem tamanhos de 10 a 12 centímetros, enquanto que em estado selvagem podem crescer até 15 centímetros. Esta espécie é, além disso, muito procurada pelos aquaristas.

By acanto