Quando pensamos em reduzir a nossa conta de luz, chegamos à conclusão de que qualquer método que considerávamos infalível, na verdade, não serve para nada. É o que acontece com quem pensa que ligar a máquina de lavar enquanto toma banho vai ajudar a economizar na conta: nada mais longe da realidade, porque vai acontecer exatamente o contrário.
É contraproducente, incómodo e caro
Tomar banho enquanto lavamos a roupa ou vice-versa pode parecer uma boa opção para poupar água e luz, mas pode acabar sendo contraproducente quando a máquina de lavar e o chuveiro compartilham a mesma rede de tubulação, algo que costumamos ignorar. É o que nos alerta o canalizador Alex Atkinson numa entrevista para o meio de comunicação NVO Akseleratorius.
Isto é especialmente comum em casas com caldeiras entre 110 e 150 litros, pois tendem a esvaziar-se muito rapidamente quando vários eletrodomésticos são usados ao mesmo tempo, explica Atkinson. Ele acrescenta que, nos casos em que o aquecedor é muito pequeno, a água ficará fria, a pressão diminuirá e o chuveiro funcionará de forma irregular.
Podemos notar isso quando a temperatura da água que sai da torneira do chuveiro muda repentinamente, algo muito incómodo. Se você perceber que isso ocorre com frequência, deve considerar trocar a caldeira por uma maior ou usar um aquecedor de água de fluxo contínuo. Também pode instalar um misturador termostático ou uma válvula que equilibre a pressão no chuveiro para obter uma temperatura mais constante, mesmo quando outras torneiras estiverem abertas.
Como resolver
Se a máquina de lavar funciona com água morna ou quente, é provável que utilize água da mesma fonte que o chuveiro, causando, como já sabemos, uma diminuição significativa da pressão e da temperatura da água. Mas o que isso significa em termos de economia de energia?
Como o aquecedor de água terá que trabalhar para abastecer dois fluxos de energia ao mesmo tempo, ele funcionará com menor eficiência, reduzindo sua vida útil a longo prazo e aumentando a conta. Para evitar isso, o especialista Nick Hendricks deixa-nos uma série de recomendações que podemos seguir sem muito esforço:
- Procure instalar um misturador termostático ou uma válvula de equilíbrio de pressão no chuveiro. Isso manterá a temperatura da água estável, mesmo quando estiver a tomar banho ou ligar a máquina de lavar.
- Instale um sistema inteligente de recirculação de água quente com uma bomba de reforço. Reduzirá o desperdício de água e aumentará o conforto.
- Verifique a capacidade do seu aquecedor de água. Se for muito pequeno, está a desperdiçar água quente muito rapidamente, o que fará com que a sua conta aumente.
- A mais fácil: lave a roupa depois do banho em vez de durante o banho.
Outras práticas a evitar
Se quiser continuar a poupar na sua conta de luz, tem de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que os seus eletrodomésticos não trabalhem mais do que o necessário, por exemplo, descongelando os alimentos antes e não usando o micro-ondas para isso. Também não deve colocar comida quente no frigorífico, pois ele terá de usar mais energia para mantê-la fria, o que implica um maior consumo energético.
Da mesma forma, pode tentar usar menos a máquina de secar roupa, colocar o ar condicionado a 27 graus (suficiente para manter uma divisão fresca) e desligar os carregadores quando não estiver a utilizá-los.