É uma das frutas mais populares, especialmente no inverno, quando a sua oferta diminui. Clássica, versátil e abundante, está sempre presente na cozinha. A tangerina é uma das frutas mais comuns na alimentação doméstica, especialmente no inverno. Fácil de descascar, prática de transportar e com um sabor agridoce, é uma fruta clássica que nunca sai de moda. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, antioxidantes e fibra, por isso é ideal para fortalecer o sistema imunitário, melhorar a digestão e repor facilmente os nutrientes.
Mas, além das suas vantagens, há um detalhe que causa controvérsia quando alguém se senta para comer uma tangerina: as fibras brancas que cobrem os gomos. Algumas pessoas removem-nas cuidadosamente, enquanto outras deixam-nas e comem sem problemas. No entanto, muitos não sabem que essas fibras, tecnicamente conhecidas como «albedro», são muito mais do que um simples defeito estético ou um sabor desagradável.
A parte mais benéfica da tangerina
Nesse sentido, Cristina Laura, especialista em segurança alimentar, explicou num vídeo publicado nas suas redes sociais por que não se deve removê-las. Segundo ela, essas fibras brancas não só são comestíveis, mas também contêm propriedades muito benéficas para a saúde.
Na verdade, contêm até 20 vezes mais compostos fenólicos do que a polpa da fruta, ou seja, antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento celular e a prevenir doenças. Também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL («mau») no sangue.Você também pode se interessar por: Abre numa nova janela Sem óleo e sem farinha: bolo de chocolate «Caprese» — a opção ideal para quem procura uma sobremesa mais saudável e saborosa.
«Esta é a parte mais saudável da tangerina», afirma Laura no seu vídeo, onde incentiva a mudar o hábito de jogá-las fora. A sua recomendação é clara: «Coma-as».
O mesmo acontece com as bananas
E esta curiosidade não é exclusiva das tangerinas. Algo semelhante acontece com as fibras que aparecem quando descascamos uma banana. Embora sejam frequentemente descartadas devido à sua textura, também contêm nutrientes importantes, como cálcio, potássio, magnésio e vitamina C.
Os fios que aparecem ao descascar a banana contêm nutrientes importantes.
Em suma, esses pequenos fios que muitos consideram desagradáveis são ajudantes invisíveis da nossa saúde. Portanto, da próxima vez, pense duas vezes antes de jogá-los fora, pois eles têm muitas propriedades benéficas para a saúde.