Frequentemente vemos nas redes sociais uma notícia que parece funcionar como fórmula para chamar a atenção: «Com estas moedas de 10 pesetas, um euro ou 25 cêntimos de dólar, que podem estar no seu bolso, você pagará umas férias na Dinamarca ou um apartamento em Pontevedra»; e a seguir vem uma história que nem sempre tem a ver com o título.
É verdade que alguns colecionadores pagam muito bem por algumas moedas especiais, mas não é algo que aconteça com tanta frequência, nem os preços são tão altos como algumas páginas de leilões nos querem fazer acreditar.
Uma aplicação com a qual podemos saber se as nossas moedas têm valor
Todas as moedas têm valor, naturalmente, mas a ideia ou a ilusão, em muitos casos, é que aquele curioso dólar que encontrámos na carteira da avó valha 10 000 euros, ou que aquela moeda de 2 euros valha 5000, tal como vemos em algumas páginas da Internet.
Antes de colocar a nossa moeda numa página de leilões ou colecionadores, com um preço talvez exagerado, é aconselhável descobrir qual é o seu valor real. Nesse sentido, uma forma de o fazer sem pagar uma consulta e rapidamente é utilizando algumas das aplicações desenvolvidas para identificar moedas valiosas em valor real no mercado.
Uma destas aplicações, que está entre as mais utilizadas, é a CoinSnap, que pode encontrar na Google Play Store e na Apple Store. Esta aplicação tem uma versão gratuita com a qual pode fazer consultas e outras funções às quais podemos aceder mediante o pagamento de uma mensalidade. A CoinSnap é muito fácil de utilizar, basta abrir a aplicação e fotografar a moeda que lhe interessa por ambos os lados. A inteligência artificial deste aplicativo irá comparar a imagem com o que tem na sua base de dados e, em muito pouco tempo, irá dar-nos um preço estimado e o seu histórico.
Desta forma, ficamos com uma ideia mais clara do valor real das moedas que temos na nossa coleção e, caso tenhamos alguma que possa ser muito valiosa, temos uma ideia mais realista antes de levá-la a um avaliador profissional.
Se descarregarmos a aplicação e fizermos o pagamento mensal, a CoinSnap oferece pesquisas mais aprofundadas para determinar o valor das moedas, informações sobre moedas de coleção. Desta forma, ajuda-nos a organizar a nossa coleção de moedas, pelo que pode ser bastante útil se estivermos realmente interessados em numismática.
Outras aplicações para avaliar moedas
Além do CoinSnap, existem outras aplicações que podemos encontrar tanto no Android como no iOS, que nos podem dizer rapidamente o valor de uma moeda, como o Coinscope e o Google Lens.
O Coinsscope funciona da mesma forma que o CoinSnap: digitalizamos a moeda dos dois lados e, em poucos segundos, saberemos o seu valor. Quanto ao Google Lens, não é uma aplicação, mas sim uma função deste motor de busca, que rastreia preços e informações existentes sobre a moeda que fotografamos.
Entre a numismática e a caça ao tesouro
Numismática é tudo o que envolve o gosto por colecionar moedas de diferentes épocas e países, que muitas vezes já não estão em circulação, são muito antigas ou contêm erros ou detalhes que as tornam muito valiosas.
Estes colecionadores participam em leilões, visitam mercados de fim de semana e lojas de antiguidades e assinam revistas e publicações especializadas, e pouco têm a ver com aquele sortudo que encontra uma moeda rara no pote de moedas da avó ou no bolso de uma calça velha. Mas mesmo assim podem beneficiar destas aplicações, para não perder tempo a avaliar uma moeda.