Certamente já recebeu um pacote da Amazon, Mercado Livre ou qualquer outra loja com um artigo frágil e, dentro dele, além do produto, encontrou um plástico especial. Esse plástico transparente que tem uma textura como pequenas montanhas e que, se apertar com um pouco de força, explode.

Para muitos, mesmo adultos, isso é um prémio duplo, pois, enquanto desembalam todo o produto, podem apertá-las e desfrutar dessa sensação de satisfação. É como se fizesse uma microtarefa que lhe dá “microfelicidade” suficiente para repeti-la uma e outra vez. Ou pelo menos até que as bolhas acabem.

O que são plásticos bolha e para que servem

O plástico bolha, também conhecido como filme alveolar, é um material de embalagem bastante flexível e feito de duas camadas de plástico. Quase sempre é uma combinação de polietileno que prende o ar em pequenas bolhas entre elas e que atuam como amortecedores para proteger os produtos de choques, vibrações ou possíveis arranhões durante a sua permanência em armazéns ou manuseio por parte de transportadoras.

Embora seja mais surpreendente do que um saco plástico convencional, continua a ser um material plástico derivado do petróleo. Especificamente, este plástico é obtido através da selagem por calor de duas folhas do mesmo material, uma delas texturizada com bolhas, que retêm o ar no interior, e outra plana para dar forma a toda a folha ou placa.

Primeiro, as bolinhas de polietileno são derretidas até se transformarem em duas folhas. Uma delas é enrolada num tambor metálico com orifícios na superfície e é aplicada sucção nos orifícios. Desta forma, consegue-se que se estique para dentro, dando forma às bolhas de ar. Posteriormente, é fundida com a segunda, impedindo que o ar preso no interior escape.

Formas de reutilizar o plástico bolha

 

  • Aquecimento para a casa: No inverno e com o frio, pode colocá-lo em torno de janelas e portas para que o frio do exterior não entre.
  • Proteção de ferramentas: Se tiver ferramentas afiadas ou perigosas em casa, como facões, facas ou serras, envolva as partes afiadas em plástico bolha, para que não se desgastem nem sejam um perigo para terceiros.
  • Dar forma a sapatos: Coloque-o dentro de sapatos e ténis para que mantenham a sua forma.
  • Aqueça a cama: Coloque plástico bolha no meio dos cobertores para melhorar a temperatura em épocas de frio.
  • Arte: Um pouco de tinta, imaginação e um pincel são suficientes para criar enfeites criativos.
  • Torne as alças mais confortáveis: Se for carregar algo pesado, pode envolver as alças com plástico bolha para torná-las mais confortáveis.
  • Joelheiras: Se vai fazer consertos no carro ou trabalhos em casa, mas precisa ficar ajoelhado, o plástico bolha será o aliado perfeito para os seus joelhos.
  • Jardinagem: Em épocas frias, pode embrulhar as suas plantas em plástico bolha para evitar que o frio as danifique.

By acanto