Este conselho é vital para os poupadores argentinos, que costumam guardar as suas economias em dólares em casa. A volatilidade da economia argentina muitas vezes obriga os poupadores a refugiarem-se em ativos estáveis. Normalmente, não há outras opções além do dólar, mas como não é tão fácil obter a moeda estrangeira e a confiança nos bancos não é das melhores, não resta outra opção a não ser comprar notas no mercado informal.

A vantagem é que, em caso de desvalorizações, inflação ou fenómenos inesperados no âmbito económico, as notas permanecerão com o poupador e não haverá entidades ou instituições que as retenham. A desvantagem é que, se estiverem mal guardadas, as notas podem deteriorar-se e perder o seu valor, chegando mesmo a deixar de ser aceites.

Podem perder o seu valor: os erros mais comuns de armazenamento que danificam os seus dólares

Existem locais que são definitivamente proibidos para guardar dólares, entre eles estão a geladeira, o freezer, perto de uma fonte de calor, debaixo de telhas ou qualquer lugar suscetível à luz direta, calor ou umidade. Além disso, deve-se evitar locais em contato com água, como o banheiro, a mochila do vaso sanitário ou também enterrá-los.

Outro elemento que deteriora o papel é o óxido ou a corrosão, por isso é recomendável evitar armazenamento em latas ou materiais que tendem a enferrujar. E, por último, deve-se estar atento à presença de insetos, que também podem deteriorar rapidamente o papel.

Um erro muito comum é o uso de elásticos para agrupar as notas. Esses elementos tendem a se desgastar e podem até ficar colados ao papel, deixando marcas e até mesmo rasgando as notas, o que diminui o seu valor.

 

Dicas para conservar as suas economias

Para evitar que as notas sejam danificadas, é preciso levar em consideração vários fatores: a humidade, o calor e a luz solar deterioram-nas enormemente, por isso recomenda-se guardar-las em locais frescos e secos. Portanto, entre os locais mais seguros para guardar as notas estão:

  • Caixas de segurança: são serviços oferecidos pelos bancos para guardar objetos de valor, entre eles, as notas. Contam com instalações de máxima segurança. Como são confidenciais, as únicas pessoas que podem saber o seu conteúdo são os seus proprietários. O custo de armazenamento não costuma ser elevado.
  • Cofre: costuma ser o mais escolhido para guardar as notas em casa. Existem diferentes tipos, com cadeado, chave ou também com impressão digital e código numérico. São ideais para evitar roubos ou deterioração, inclusive incêndios.
  • Uma dica relacionada ao conselho anterior é a utilização de papel alumínio, que cumpre a mesma função, em menor grau, que o cofre e protege o papel do calor, da humidade e pode até sobreviver a um incêndio.

By acanto