Quando acabamos de usar a tinta, muitos guardamos o balde por precaução e, graças à reciclagem, pode transformá-lo num tesouro para a casa. Quem tem um balde de tinta vazio tem um tesouro em casa: porquê, para que serve e como reutilizá-lo.
A reciclagem ajuda a reduzir o desperdício e permite-nos ser criativos para dar uma segunda vida a objetos que, de outra forma, acabariam no lixo. Até os objetos mais comuns podem tornar-se um tesouro para a casa, como o balde de tinta, pois as suas peças funcionais e decorativas podem ser transformadas com um pouco de engenho e esforço.
Se pintou recentemente a sua casa e ficou com um balde de tinta vazio, sugerimos uma ideia magnífica. Este projeto DIY (faça você mesmo) não só lhe permitirá reciclar, mas também decorar a sua casa de forma única, sem comprar coisas que pode criar.
Por que um balde de tinta vazio é um tesouro
Um objeto que muitas vezes passa despercebido é o balde de tinta. Estes recipientes, que por vezes ficam esquecidos num canto, podem transformar-se em verdadeiras joias decorativas para a sua casa.
Os baldes de tinta vazios podem transformar-se em cestos para guardar coisas com um estilo artesanal e acolhedor.
Os baldes de tinta são feitos de plástico resistente, com tampa hermética e pega, o que os torna ideais para múltiplas utilizações. Depois de limpos, podem ser reutilizados de formas muito práticas como recipientes para objetos domésticos, para guardar brinquedos, ferramentas ou roupa de estação. Também servem como organizadores decorativos em quartos ou casas de banho e para hortas urbanas ou vasos grandes
Além disso, têm a vantagem de serem duráveis, leves e recicláveis, o que os torna um recurso valioso para projetos de baixo custo com impacto sustentável.
Reciclagem: como transformar um balde de tinta num cesto de bazar
Com esta técnica, pode criar um cesto estético, moderno e funcional. Ideal para decorar ambientes sem gastar muito.
Materiais necessários:
- 1 balde de tinta vazio, de preferência de 10 ou 20 litros
- Tecido de juta, corda de algodão ou corda de sisal para forrar
- Silicone quente ou cimento de contacto
- Tesoura
- Tecido de algodão para o interior
- Tinta acrílica, para decorar a tampa ou a base
- Alças de couro sintético, corda ou couro
Passo a passo para criar o seu próprio cesto
Com alguns elementos fáceis de encontrar, poderá criar esta ideia maravilhosa, sem gastar muito
- Remova os restos de tinta com água quente e detergente. Certifique-se de que está completamente seco antes de trabalhar.
- Pode usar corda de sisal ou tecido de juta para envolver todo o contorno do balde. Aplique silicone quente à medida que enrola a corda desde a base até a borda superior. Isso dará um aspecto rústico e moderno.
- Para um acabamento mais delicado, pode forrar o interior com um tecido de algodão estampado ou liso. Cole com silicone ou fita dupla-face.
- Se quiser dar um toque de cor, pinte a tampa com tinta acrílica ou spray. Também pode adicionar uma etiqueta ou um estêncil decorativo.
- Se for usar como cesto decorativo, pode fixar alças de couro sintético, couro ou cordas nas laterais. Isso dará um aspecto mais sofisticado e funcional.
Que usos dar ao cesto decorativo
Depois de pronto, o cesto pode ter vários usos em casa:
- Armazenamento de cobertores ou almofadas
- Cesto para roupa suja
- Guarda brinquedos em quartos infantis
- Organizador para a casa de banho
- Vaso decorativo com plantas de interior
- Cesto para revistas, lãs ou materiais de costura