Existem todos os tipos de passatempos estranhos no mundo, mas sem dúvida um dos mais atraentes é a numismática. Quem diria que moedas antigas podem valer uma fortuna? Bem, na numismática elas são altamente valorizadas. Este hobby relacionado ao colecionismo conta com milhares de adeptos que estão dispostos a gastar milhões pelas peças mais exclusivas, como moedas raras de dólar.

Por esse motivo, pode acontecer que, devido à raridade, edição especial ou particularidades nas suas características, uma peça antiga possa chegar a valer uma fortuna. Nesse sentido, existe uma moeda americana antiga pela qual os colecionadores estão dispostos a pagar até 19 milhões de dólares.

Milhões de dólares: as características da moeda do quarto bicentenário mais procurada

Nos Estados Unidos, existe uma moeda conhecida como «cuarto bicentenario» que foi cunhada entre 1975 e 1976 e representa uma homenagem à declaração de independência de 1776, momento chave na construção do país norte-americano. Esta peça, que circulou amplamente na época, tornou-se hoje uma joia de colecionismo, admirada por numismatas e historiadores.

A face desta moeda tem o perfil de George Washington. No entanto, o que torna esta moeda única é o seu reverso, onde aparece um baterista colonial acompanhado pelas inscrições «1776-1976» e «E Pluribus Unum». O que chama a atenção no desenho é que ele não só homenageia a independência, mas também captura o espírito patriótico da época.

As moedas foram cunhadas tanto em ligas padrão como em prata. E são estas últimas versões que têm um valor milionário em dólares. As edições com a marca da casa da moeda «S», pertencentes à Casa da Moeda de São Francisco, são particularmente procuradas devido à sua escassez e acabamento de prova e podem valer até 19 milhões de dólares.

By acanto