Por mais que sofra com o frio, a verdade é que o limoeiro deve ser regado no inverno. Quantas vezes por semana realizar esta tarefa. A árvore de limão precisa de rega em todas as épocas do ano.
Uma das épocas em que a árvore de limão e todos os tipos de plantas mais sofrem é o inverno, pois o frio extremo pode danificar as suas folhas, os seus ramos e até as suas raízes. Para evitar danos, uma das tarefas que pode realizar é a rega.
Diante disso, quem tem um limoeiro em casa se pergunta quantas vezes por semana é suficiente para atingir esse objetivo e regá-lo corretamente, e a verdade é que não são muitas.
Quantas vezes por semana se deve regar uma árvore de limão no inverno
Embora a árvore de limão precisa de água, o excesso pode ser prejudicial, por isso evite encharcar o solo e ajuste esta tarefa com base nas necessidades da árvore no inverno.
Especificamente, a árvore de limão precisa ser regada apenas uma vez por semana no inverno, embora a verdade seja que tudo dependerá do estado em que ela se encontra.
Antes de regar, verifique a humidade do solo da árvore de limão. Introduza um dedo a cerca de 5-7 cm de profundidade. Se o solo estiver seco, é hora de regar. Em dias ensolarados, provavelmente precisará regar muito mais.
Outra coisa que deve ter em conta é o tipo de solo. Os solos arenosos requerem regas mais frequentes do que os solos argilosos, pois retêm menos água.
Uma regar excessiva no inverno pode ser prejudicial para a sua árvore de limão, causando problemas como o apodrecimento das raízes e a queda das folhas, para citar apenas os mais leves.
Sinais de falta de rega na árvore de limão
- Folhas murchas: as folhas parecem caídas, flácidas e sem a rigidez normal.
- Enrolamento das folhas: as folhas podem começar a curvar-se para dentro, especialmente nas bordas.
- Coloração castanha ou amarelada: as bordas das folhas podem tornar-se castanhas ou amareladas e, em casos mais graves, toda a folha pode secar e cair.
- Crescimento lento ou parado: a falta de água pode afetar o desenvolvimento geral da planta, resultando em um crescimento mais lento do que o normal ou até mesmo parando completamente.
- Frutos pequenos: a falta de rega pode afetar o tamanho e a qualidade dos frutos, resultando em frutos menores do que o normal.
- Queda prematura de folhas e frutos: se a falta de rega persistir, a árvore pode começar a perder folhas e frutos prematuramente como um mecanismo de defesa para conservar água.