A cotação do EUR/USD continua sob uma pressão moderada de baixa e oscila abaixo de 1,1550 na sessão europeia desta terça-feira, após perdas insignificantes na segunda-feira. As perspectivas técnicas de curto prazo indicam que os compradores continuam à margem.
Euro PREÇO Esta semana
A tabela abaixo mostra a variação do euro (EUR) em relação às principais moedas nesta semana. O euro foi a moeda mais fraca em relação ao dólar americano.
O mapa térmico mostra as variações percentuais das principais moedas. A moeda base é selecionada na coluna da esquerda e a moeda cotada na linha superior. Por exemplo, se selecionar o euro na coluna da esquerda e passar pela linha horizontal até ao dólar americano, a variação percentual apresentada na tabela representará EUR (moeda base)/USD (moeda cotada).
Na ausência de publicações de dados com forte influência, o dólar americano (USD) apresentou uma recuperação moderada na segunda-feira e recuperou uma pequena parte das perdas sofridas devido aos dados de emprego decepcionantes no final da semana passada.
Na primeira metade da terça-feira, o USD permanece estável e não permite que o EUR/USD mantenha as suas posições. Na segunda metade do dia, o calendário de eventos económicos dos EUA divulgará os dados da balança comercial de junho e o índice de atividade empresarial no setor de serviços (PMI) do Instituto de Gestão de Suprimentos (ISM).
Espera-se que o PMI do setor de serviços do ISM suba para 51,5, ante 50,8 em junho. Um índice abaixo de 50, que indicaria uma contração da atividade económica no setor de serviços, pode enfraquecer o dólar americano e ajudar o EUR/USD a ganhar impulso. Por outro lado, um índice acima das previsões pode apoiar o dólar americano.
Se o PMI principal estiver próximo da previsão consensual, os investidores podem reagir ao índice de emprego, que em junho foi de 47,2. Uma queda nesse indicador pode lembrar os investidores da deterioração das condições de trabalho e afetar negativamente o dólar americano. Por outro lado, o dólar americano pode permanecer estável em relação aos seus pares se este subíndice subir acima de 50 em julho, o que indicaria um aumento dos salários no setor de serviços.
Análise técnica EUR/USD
O indicador de força relativa (RSI) no gráfico de 4 horas permanece ligeiramente abaixo de 50 durante a sessão europeia, o que indica a falta de interesse por parte dos compradores.
Para baixo, 1,1515-1,1500 (SMA de 20 períodos, nível estático) se forma como o nível de suporte mais próximo antes de 1,1450 (correção de Fibonacci de 50% da última tendência ascendente) e 1,1400 (nível estático, nível redondo).
Olhando para cima, podemos destacar os níveis de resistência em 1,1570 (SMA de 50 períodos), 1,1620 (SMA de 100 períodos) e 1,1660 (Fibonacci de recuo de 23,6%, SMA de 200 períodos).