Este método oferece múltiplos benefícios na hora de consumir esta fruta fresca e livre de bactérias. As morangos são uma das frutas mais versáteis do mercado, pois podem ser consumidas cruas ou cozidas, inteiras, em pedaços, em sumos, saladas ou sobremesas, e há até quem as torne parte fundamental do seu pequeno-almoço.
Entre as suas principais características destacam-se a cor vermelha vibrante, a suculência, o sabor doce e ao mesmo tempo ácido, são ricas em vitaminas C, E, K e B6, componentes que oferecem múltiplos benefícios para o organismo.
No entanto, para aproveitar os seus benefícios, o segredo está em lavá-las da maneira correta, pois, assim como outras frutas e vegetais de consumo habitual, elas costumam ser muito afetadas pelo uso de pesticidas na agricultura, aponta o portal CuerpoMente.
É por isso que diferentes especialistas aconselham lavá-las com bicarbonato de sódio, um sal branco, cristalino e solúvel em água, conhecido pela sua capacidade de libertar dióxido de carbono quando misturado com ácidos.
Desta forma, este composto alcalino ajuda a eliminar resíduos de pesticidas e bactérias que podem ficar aderidos à superfície da fruta. A ação do bicarbonato, ao dissolver uma colher de chá num litro de água e mergulhar as morangos durante 10 a 15 minutos, permite quebrar a estrutura molecular de vários pesticidas e neutralizar resíduos ácidos, explica um artigo publicado no Diario de Navarra, de Espanha.
Além disso, a sua combinação no processo de lavagem não altera o sabor nem a textura da fruta, sendo considerada um dos métodos mais eficazes para desinfetá-la antes do consumo.
Quando se usa apenas água corrente, o que se consegue é eliminar principalmente a sujidade superficial, mas não remove completamente os resíduos químicos que penetram na casca porosa dos morangos.
Por outro lado, o bicarbonato, devido ao seu pH elevado, atua sobre esses resíduos de forma mais profunda. No entanto, é importante enxaguar bem as frutas após a imersão no bicarbonato para remover qualquer resíduo do produto e secá-las antes de armazená-las ou consumi-las.
Vale a pena mencionar que outra opção recomendada para o processo de lavagem é utilizar uma mistura de meia chávena de vinagre branco por cada chávena de água, deixando as morangos de molho durante alguns minutos.
Esta combinação também funciona para eliminar microrganismos nocivos, graças às propriedades antibacterianas naturais do vinagre.
O importante, após qualquer uma dessas duas imersões, é enxaguar as morangos com água fresca em abundância para eliminar qualquer sabor residual de vinagre ou bicarbonato.
Por outro lado, é aconselhável lavá-las com as folhas verdes, pois ao arrancá-las é possível que a fruta absorva a água e os contaminantes que se encontram nelas. Além disso, esse líquido, mesmo que esteja limpo, pode diluir o sabor.
Depois de lavadas e secas adequadamente, já é possível retirar as folhas e consumi-las com mais confiança.