Embora chame a atenção pela sua cor, nesta tradição é considerada uma espécie que simboliza o isolamento e o fracasso. No Feng Shui, os diferentes elementos são considerados em função da sua influência na energia que circula no espaço e da forma como podem, de uma forma ou de outra, afetar a vida das pessoas que se encontram na casa, por exemplo.
Esta filosofia estende-se a diferentes locais. No caso da casa, há uma planta que não é recomendável ter em casa, porque está associada a cenários negativos. Trata-se da hortênsia.
O significado da hortênsia no Feng Shui
As hortênsias são frequentemente encontradas em vários jardins. É um tipo de planta que atrai pelo seu volume e beleza das flores. No entanto, no Feng Shui, não é recomendável mantê-la em casa.
De acordo com esta tradição, esta planta está associada à solidão, ao fracasso e ao isolamento. Com base nestes significados, a presença desta planta em casa pode atrair esses problemas. Portanto, se ainda assim quiser tê-la, recomenda-se colocá-la no jardim ou num local onde não influencie diretamente a energia que circula na casa.
É importante lembrar que o Feng Shui é baseado numa série de princípios que visam cultivar a energia e a harmonia na casa e em outros ambientes. Por isso, existem várias recomendações relativas aos aspetos positivos ou negativos dos diferentes elementos.
Outras plantas que não devem ser mantidas em casa, de acordo com o feng shui
Esta tradição adverte que estas plantas podem afetar negativamente o fluxo de energia na casa, bloqueando até a circulação de energia positiva ou criando uma atmosfera densa e tensa. Noutro local, podem ser benéficas.
Entre estas plantas encontram-se:
- Cacto: os seus espinhos simbolizam a agressividade. Nos interiores, especialmente perto das entradas, podem impedir o fluxo de boa energia. Por outro lado, no exterior ou nos escritórios, podem ser úteis.
- Bonsai: embora pareçam harmoniosos, simbolizam estagnação e ausência de crescimento. O seu desenvolvimento limitado está associado à falta de progresso.
- Aloe vera: conhecida pelas suas propriedades curativas, mas as suas folhas pontiagudas podem criar tensão em ambientes fechados. É melhor mantê-la em terraços ou jardins.
Em todos estes casos, a melhor opção é colocar as plantas fora de casa, se quiser tê-las em casa. Assim, podem ser mantidas sem prejudicar outros aspetos, de acordo com o Feng Shui.