É frequente, no verão, encontrar mais insetos indesejáveis tanto fora como dentro de casa. O problema surge quando, com as condições climáticas, eles se tornam uma praga dentro de casa e estão em todos os cantos da cozinha.
Estamos a falar dos «peixinhos de fogo» e, embora sejam muito parecidos com os seus primos, os «peixinhos prateados», têm uma diferença clara: procuram o calor. É por isso que, nestes meses de verão, tornam-se uma «praga» que é preciso vigiar.
Em profundidade
Esta espécie de lepisma (thermobia doméstica) tem um aspecto primitivo, sem asas, corpo alongado e tom acinzentado.
Encontram-se em zonas quentes e húmidas, pois preferem temperaturas mais elevadas, entre os 32 e os 41 ºC. São frequentemente vistos em padarias e onde há fornos industriais, pois alimentam-se de farinha e restos orgânicos, mas também podem ser vistos em casas, atrás de eletrodomésticos que libertam calor, como frigoríficos ou máquinas de lavar louça, ou em falsos tetos de cozinhas.
A fêmea do inseto de fogo, quando a temperatura é adequada, começa a depositar ovos. Pode pôr até 195 ovos durante a sua vida.
Não apresentam riscos para a saúde, mas podem trazer consigo o aparecimento de ácaros ou outros insetos. Se encontrar algum, não deve ignorá-lo e deve tomar medidas imediatas para eliminá-lo completamente.
No entanto, não é necessário recorrer a produtos agressivos para evitar o aparecimento destes insetos irritantes, pois com alguns passos simples conseguirá resolver o problema de uma vez por todas.
Soluções
Não se preocupe e não recorra a produtos agressivos que, caso tenha animais de estimação ou crianças pequenas, podem fazer mais mal do que bem. O importante é controlar certas medidas fundamentais no ambiente:
- A primeira coisa a fazer é reduzir a temperatura para menos de 30 ºC, sempre que possível.
- Reduza a humidade. Estes insetos gostam de ambientes com mais de 70% de humidade, por isso é importante ventilar bem, podendo até comprar um desumidificador para alguns pontos mais problemáticos da casa.
- Limpe bem todos os cantos de difícil acesso. Tal como acontece com os «peixinhos prateados», a limpeza é fundamental, por isso deve prestar atenção aos espaços que ficam escondidos atrás dos eletrodomésticos maiores, sempre que possível. É aí que eles depositam os seus ovos e se escondem.
- Evite a desordem. É sempre um objetivo a seguir, não só pela paz de espírito que isso proporciona, mas também porque os papéis e as roupas no chão facilitam o seu esconderijo e são uma fonte de alimento.
- Aspire com frequência. O pó é o inimigo, por isso é preciso prestar atenção às fendas, tapetes e frestas. Além disso, se tiver parquet, deve verificar bem entre as juntas.
- Use recipientes herméticos. Na cozinha, é o melhor para guardar farinhas e cereais, embora fazer o mesmo com papel de cozinha ou papel higiénico possa ser uma boa opção.
Se já estiverem em casa, não se assuste, é fácil livrar-se deles se tiver cuidado e for meticuloso. Além dos passos anteriores, deve-se adicionar terra de diatomáceas em pó. Este remédio é letal para os insetos, mas inofensivo para pessoas e animais de estimação.