Este acordo impressionante foi fechado em troca de 200 milhões de dólares. Saiba todos os detalhes. Numa medida que intensificou a corrida armamentista no domínio digital, o Ministério da Defesa dos EUA assinou um acordo com a xAI, empresa de inteligência artificial pertencente a Elon Musk, para implementar as suas ferramentas nos sistemas militares e de segurança nacional.
O negócio, avaliado em 200 milhões de dólares, visa «acelerar a implementação de capacidades avançadas de inteligência artificial» no exército dos EUA, de acordo com fontes oficiais.
O que é o Grok for Government, a ferramenta de IA que será utilizada pelo exército dos EUA.
Como parte do acordo, a xAI anunciou o lançamento do Grok for Government, um pacote exclusivo de soluções baseadas em inteligência artificial destinadas a «clientes do governo dos EUA».
De acordo com a empresa, esta plataforma servirá para acelerar processos administrativos, otimizar a tomada de decisões em tempo real e resolver tarefas complexas nas áreas da defesa, ciência e tecnologia.
O Departamento de Defesa dos EUA assinou um acordo com a xAI, empresa de Elon Musk dedicada à inteligência artificial, para implementar as suas ferramentas nos sistemas militares e de segurança nacional. Imagem: arquivo.
«Eles poderão usar a família de produtos Grok para estimular o crescimento dos EUA, desde acelerar e aumentar a eficiência dos serviços públicos diários até usar IA para resolver problemas não resolvidos nas áreas de ciência e tecnologia fundamentais», afirmou a xAI em seu comunicado.
Entre os produtos mais conhecidos está o Grok, um chatbot criado por Musk como alternativa ao ChatGPT, que já pode ser usado em aplicações como o X (antigo Twitter).
Aliança estratégica em um contexto de tensão geopolítica
A decisão de integrar a tecnologia de IA em tarefas militares não é aleatória: foi tomada num momento de crescente concorrência tecnológica entre potências.
«A implementação da IA está a mudar a capacidade do Departamento de apoiar os nossos combatentes e manter uma vantagem estratégica sobre os nossos adversários», afirmou Doug Mattei, diretor da Agência de Inteligência Digital e Artificial do Pentágono.