Os primeiros 23 depósitos incluídos na lista dos mais rentáveis oferecidos pelos bancos europeus através da plataforma intermediária Raisin têm um prazo superior a doze meses, o que demonstra claramente o desejo dos bancos de garantir às famílias um rendimento estável ao longo de muitos anos. O prazo da maioria destas ofertas (26%) é de dois anos, com uma rendibilidade média de 2,6%.

Esta estratégia, que se tornou evidente após a redução das taxas de juro pelo Banco Central Europeu (BCE), permite aos depositantes garantir taxas atrativas por um longo período e aos bancos assegurar um financiamento estável. Esta posição reforçou-se devido ao aumento da incerteza causada pela guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos (EUA) e ao agravamento das tensões geopolíticas, que podem afetar os preços, a atividade económica e, consequentemente, as decisões em matéria de política monetária.

De facto, aumentam as dúvidas sobre as próximas reuniões do BCE, uma vez que a sua política, dependente dos dados, adia a possibilidade de prever as medidas do órgão até que seja reconhecido o impacto dos novos paradigmas económicos. No entanto, os mercados esperam que, com a chegada do outono, ocorra uma nova correção para baixo das taxas de juros, o que pode acelerar a queda da rentabilidade dos depósitos das famílias. Desde setembro de 2023, quando a taxa de depósito era de 4%, a rendibilidade média oferecida pelos bancos da zona euro caiu mais de um ponto percentual, de 3,08% para 1,81% em junho, de acordo com os últimos dados publicados pelo BCE.

Nesta situação, os produtos que se aproximam da marca de 3% representam uma oportunidade para os depositantes, que podem aproveitar as estratégias comerciais dos bancos para garantir uma alta rentabilidade por um longo período. «Para os depositantes, esta é uma oportunidade de manter rendimentos elevados por um período mais longo, em condições que serão menos atraentes para poupanças de curto prazo», explicam na Raisin, em linha com a esperada redução das taxas do BCE.

No entanto, é importante ter em conta que o dinheiro fica bloqueado durante todo o prazo contratual, pelo que, em caso de quebra no mercado de depósitos, pode perder oportunidades de ganhar dinheiro. O prazo é, portanto, definitivo, não só porque o dinheiro fica bloqueado durante todo o prazo contratual, mas também porque quanto mais tempo o dinheiro permanecer no depósito, maior será o lucro obtido.

Boletim informativo PM

Por exemplo, o Banc oferece 3% a três meses aos seus novos clientes, o que significa um lucro de cerca de 75 euros por cada 10 000 euros investidos.

Os depósitos nacionais destacam-se se forem cumpridos os requisitos de indexação

Entretanto, as instituições nacionais praticamente não participaram na guerra pelas poupanças, oferecendo uma rendibilidade média dos depósitos de particulares significativamente inferior à da zona euro. No entanto, atualmente, as taxas básicas de 2% são um pouco mais confortáveis para os bancos nacionais, que, no âmbito da sua estratégia comercial, oferecem taxas mais elevadas em troca da indexação. No entanto, as taxas mais elevadas são oferecidas por prazos mais curtos.

By acanto