A Royal Collection Trust e Buckingham uniram-se para anunciar a maior exposição até à data dos trajes mais icónicos da histórica monarca. Em 2026, completam-se cem anos do nascimento da rainha Isabel II e já temos um antevisão do que será uma das celebrações. Estamos a falar da maior exposição até à data das suas roupas, com designs que serão exibidos ao público pela primeira vez. Outros, por outro lado, já são velhos conhecidos dos amantes da moda real. Em particular, há um vestido bordado com pérolas, que ressuscita a cada dez anos e que estará novamente nesta exposição que comemora o centenário da monarca.

Foi o Royal Collection Trust, o órgão responsável pela conservação e divulgação do enorme conjunto de arte e objetos da Coroa Britânica, que anunciou na segunda-feira a preparação desta exposição. Tudo a cargo do Palácio de Buckingham, onde se espera que sejam celebrados em grande estilo os 100 anos do nascimento da rainha Isabel.

Ainda sem data, a exposição promete muito. Sob o título «A Rainha Isabel II: a sua vida em estilo», ela vai receber cerca de 200 peças que a monarca usou ao longo de quase dez décadas de vida. Algumas delas, como já dissemos, nunca foram vistas. Outras serão mais do que reconhecíveis.

E uma delas já foi revelada. Trata-se de um vestido desenhado por Sir Norman Hartnell em 1956 e que a rainha Isabel usou em retratos oficiais alguns meses depois, por ocasião de uma visita de Estado que fez à França em 1957. Confeccionado em seda, apresenta bordados com pérolas e contas formando uma treliça na parte superior e motivos de folhas e flores na parte inferior.

By acanto