Este vegetal, cujos benefícios eram aproveitados na China antiga, aumenta a defesa do sistema imunitário e purifica o fígado. O verão não usa luvas de boxe e, quando o sol aperta, o calor deve ser combatido por todos os meios possíveis. A gastronomia não é exceção: deve-se procurar uma dieta equilibrada e fresca, se quiser reduzir o calor sufocante do meio-dia de verão. Uma salada é sempre uma boa opção; se, além disso, optar por prepará-la de forma original, mais fresca e com inúmeras propriedades, poucos vegetais podem se comparar ao rabanete.

Estas pequenas raízes crocantes são um festival de benefícios e singularidades culinárias, que se destacam pelo baixo teor calórico e de gorduras e pela quantidade de vitamina C, antioxidantes (como a luteína e a zeaxantina) e minerais (especialmente cálcio e potássio) que possuem, o que torna este vegetal algo semelhante a um elixir da eterna juventude — mas cultivado na horta.

A origem dos rabanos, cujo nome científico é Rapahnus sativus, remonta à Ásia, embora o seu cultivo se estenda por todo o Velho Continente. Pertencem àfamília das brássicas ou crucíferas (como os brócolos ou a couve) e apresentam diferentes tipos: brancos, roxos e até pretos. No entanto, no Ocidente, são os vermelhos brilhantes que se destacam.

Inúmeras propriedades

Já na China antiga se conheciam os seus benefícios. Na verdade, eram amplamente utilizados na medicina tradicional e ayurvédica pelas suas propriedades terapêuticas — que eram duplamente potentes se consumidos crus—. São inúmeras. Uma delas é a desculpa perfeita para usá-los nas refeições de verão: por serem compostos por 95% de água, combatem a desidratação com eficácia.

Mas não é só isso. Desintoxicam, purificam e protegem o fígado; são muito baixos em calorias (entre apenas 11 e 16 por cada 100 gramas) e saciam, o que contribui para qualquer objetivo de redução de peso. Além da vitamina C e da sua defesa do sitema imunitário, são uma fonte de fibra que estimula a digestão e o trânsito intestinal; têm um ligeiro efeito diurético e um índice glicémico baixo.

Além de água, possuem muito potássio, o que ajuda a combater a hipertensão arterial. Têm até propriedades antifúngicas devido à presença da proteína RsAFP2, que ajuda a combater a Candida Albicans. O verão, se acompanhado de rabanetes, é mais suportável.

By acanto