Quando precisamos ralar uma cenoura ou queijo, a tarefa se torna muito complicada e os dedos correm o risco de serem ralados. Evite isso com um truque. O ralador é um utensílio versátil e prático que permite cortar alimentos em fatias finas muito rapidamente.
Cada truque doméstico tem a sua magia e engenho. Muitas técnicas caseiras requerem ingredientes como vinagre e bicarbonato. Outras simplesmente algum material curioso da casa que originalmente tem outras funções.
A cozinha é um espaço onde passamos grande parte do dia. Muitos utensílios e ferramentas de cozinha destinados à preparação de alimentos podem ser um pouco perigosos ou pouco funcionais quando utilizados. Não sei se por falha de design ou porque os usamos mal, o ralador é um desses objetos que podem ser perigosos.
Hoje vou partilhar consigo um truque de cozinha muito simples que tem dois objetivos principais: prevenir e evitar que se magoe os dedos das mãos ao usar o ralador e, por outro lado, é uma boa opção para aproveitar os alimentos na totalidade.
Com um truque: como usar o ralador para aproveitar os alimentos e manter os dedos sem arranhões
O ralador de cozinha é um elemento fundamental na preparação de alimentos. O ralador foi inventado há muitos anos, aproximadamente em 1540.
Os primeiros registos da sua existência moderna datam de 1542, em França, mas já existiam alguns exemplares modestos na antiga cidade de Pompeia, em 79 d.C. Antes do ralador, utilizavam-se pedras afiadas para moer os alimentos.
Este utensílio de cozinha é prático e muito útil, mas, como qualquer objeto, pode ter falhas no design. Provavelmente já se magoou as mãos a ralar uma cenoura ou não conseguiu terminar a tarefa por medo de se magoar.
Para realizar este truque, basta colocar o ralador sobre uma folha de plástico escolar, daquelas que se usa para colocar as folhas na pasta. Em seguida, coloque o vegetal, a fruta ou o alimento que deseja ralar dentro da folha e, do lado de fora, faça os movimentos correspondentes.
Desta forma, o alimento fica completamente ralado e as suas mãos sem um único arranhão. Um truque bastante curioso, mas muito prático e necessário.
Um truque e algo mais: dicas para lavar o ralador de cozinha
Para lavar completamente o ralador de cozinha e não deixar restos de alimentos nele, o melhor é seguir uma série de passos muito simples e eficazes.
- Coloque o ralador de cozinha em água quente e deixe os alimentos amolecerem.
- Com a ajuda de uma escova de dentes velha e detergente, esfregue bem todos os orifícios.
- Se restarem restos de alimentos muito colados, pode ralar um pedaço de pão duro para que se soltem.