O interior da cisterna fica amarelado com o tempo devido à acumulação de minerais da água dura, como cálcio e magnésio.
Muitas casas lidam com o aparecimento de manchas amarelas na sanita, uma consequência comum do contacto prolongado com água dura. Embora existam vários produtos químicos no mercado para combater este problema, algumas soluções caseiras podem ser igualmente eficazes e muito mais económicas.
Um desses métodos tornou-se popular pela sua simplicidade e por aproveitar um objeto que geralmente está presente em qualquer cozinha: o papel alumínio. Além do seu uso habitual para embrulhar alimentos, este material pode desempenhar um papel útil em tarefas de limpeza, especialmente em áreas de difícil manutenção, como a ciste do vaso sanitário.
Como aplicar o truque das bolas de alumínio
Segundo explica a conta do TikTok (@veral_oficial), o truque consiste em formar três bolinhas de papel alumínio e colocá-las no tanque da sanita. «Faça 3 bolinhas de papel alumínio que ajudam a purificar a água, evitando manchas amarelas na sanita», indica o vídeo. O procedimento é tão simples quanto deixar as bolas atuarem durante cinco minutos antes de puxar a descarga. A partir desse momento, o efeito continua por si só durante dias.
@veral_oficial COLOCA PAPEL ALUMINIO EN EL INODORO… ✨️Hacer 3 bolas de papel aluminio que ayuda a purificar el agua, evitando las manchas amarillas en el inodoro ✨️Introducir las 3 bolas en el tanque del inodoro ✨️Dejar actuar por 5 minutos y descargar el inodoro ✨️Este procedimiento hacerlo una vez y las bolas de papel aluminio hacen el resto ✨️Cambiar las bolas de aluminio una vez a la semana ¡SÍGUEME PARA MÁS TIPS #tipshogar #tipsdehogar #consejosdelimpieza #tipdelimpieza #hogarlimpio #trucosdelimpieza #limpiezadelbaño #bañolimpio
A dica inclui uma recomendação importante para manter o resultado: «Troque as bolas de alumínio uma vez por semana». Desta forma, evita-se a acumulação de resíduos e mantém-se a aparência limpa e branca da cisterna sem necessidade de esfregar ou usar produtos agressivos. Além disso, a água da descarga conterá menos minerais e a sanita permanecerá limpa por mais tempo.