Existem duas correntes no auge do teletrabalho. Há aqueles que o rejeitam e forçam os seus funcionários a voltar ao escritório por causa da ansiedade pela produtividade, e há aqueles que não só o abraçam, mas também vão um passo além. O Borderless Talent é a tendência que dominou as conversas entre os CEOs do mundo da tecnologia que querem levar o trabalho remoto para o próximo nível.
A jogada já é bem conhecida na indústria tecnológica e as suas soluções bem conhecidas chegam da Índia, América Latina ou mesmo África na forma de subcontratação, mas graças ao âmbito do teletrabalho e à forma como passámos de precisar de um escritório para ter pessoas espalhadas por todo o mundo, a moda do Borderless Talent, o talento sem fronteiras, é a face mais controversa dessa mesma moeda.
O auge do teletrabalho frente à contratação sem fronteiras
Quando a globalização se une ao teletrabalho, a conversa já não é sobre cidades como São Francisco, Pequim ou Nova Deli. O resultado é uma explosão de contratações que duplicou em cidades como Bucareste, Cidade do Cabo ou Nairobi, deslocando os habituais centros tecnológicos onde as empresas procuravam talento.
Em 3D JuegosLlamam, contestas y cuelgan (Llamam, atendem e desligam). Muito poucos sabem como impedir de forma eficaz as chamadas automáticas dos spammers telefónicos
Em busca de leis trabalhistas mais flexíveis e maior eficiência nos custos das empresas, procurar funcionários que possam trabalhar remotamente a partir de seu país, às vezes até de forma assíncrona, parece ser a chave não só para criar equipas mais competitivas e baratas, mas também para manter a máquina da empresa funcionando 24 horas por dia.
Além disso, face às regulamentações em matéria de condições de trabalho e ao impacto que tecnologias como a IA podem ter nos nossos postos de trabalho, para muitas dessas empresas, regiões como a Europa são menos atraentes do que os continentes vizinhos. O seu objetivo é aproveitar o boom do teletrabalho para chegar a um ponto em que, ao escolher entre rápido, de qualidade e barato, não tenham de escolher nada.