Certamente tem um tio ou parente que sempre se dedicou à reparação ou compra de computadores antigos e tem muitos monitores no seu antigo armazém. Esses ecrãs antigos que davam personalidade ao computador e exibiam o que estava a ser feito.
Com o passar dos anos, tornaram-se quase uma tecnologia obsoleta, porque, embora não pareça, ainda têm aplicações simples e úteis, mesmo em 2025. É importante notar que, se a entrada do monitor for VGA, algumas das aplicações recomendadas podem requerer um adaptador VGA-HDMI. Fora isso, todos eles estão totalmente disponíveis.
Aplicação de um monitor antigo em 2025
Algumas delas estão relacionadas com a segurança ou entretenimento, mesmo que não sejam o centro da sala ou o ecrã principal no local de trabalho. No entanto, antes de criar lixo eletrónico, considere estas opções de utilização.
- Ecrã para a cozinha: se precisa de um ecrã grande na cozinha para entretenimento, talvez seja a altura de usar um monitor e um leitor de streaming para resolver esse problema. Em muitos casos, isso é suficiente para assistir até mesmo um canal aberto sem assinatura.
- Leitor multimédia: com um leitor de streaming e alguns altifalantes, pode criar um ambiente vintage no seu espaço de trabalho.
- Vigilância: esta ideia destaca-se pelo facto de lhe dar a sensação de que tem um centro de vigilância em casa. Só vai precisar de câmaras.
- Centro de informações: tal como no caso do leitor multimédia, no segundo monitor pode exibir informações sobre o tempo, relógio, temporizador, calendário e até notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Segunda TV no estúdio: se vive com alguém, certamente já quis ver um filme ou jogar na consola, mas a TV estava ocupada. Um segundo monitor resolve facilmente esse problema.
- Ecrã adicional: se o seu computador portátil é muito pequeno e precisa de mais espaço para visualizar, um ecrã adicional de um monitor antigo é uma excelente opção que não requer custos adicionais.
- Espelho inteligente: embora isso exija mais conhecimento e tempo, pode transformar o seu monitor antigo num espelho inteligente.
Como descartar corretamente um monitor
Se considerou estas opções, mas prefere deitar o monitor no lixo, aqui explicamos como fazê-lo corretamente. No México, e especialmente na Cidade do México, existe um programa chamado Reciclatrón, que promove entre os cidadãos o manuseio correto, a triagem e a reciclagem de resíduos eletrônicos. Esse tipo de resíduo requer um plano especial de coleta, transporte e descarte ou descarte final de maneira ambientalmente segura e controlada.
O programa consiste em dias em que são instalados contentores num centro de recolha móvel, embora seja necessário verificar o horário e os pontos de entrega para utilizar este serviço. Normalmente, estes dias ocorrem no último fim de semana do mês. Depois de entregar o seu aparelho antigo, os participantes do programa separam-no e levam-no para diferentes empresas de reciclagem com as quais colaboram, como Centros de Reciclagem Recupera, Associação Mexicana de Recicladores de Resíduos Elétricos (AMRRE) e E Waste – Solutions, para armazenamento temporário.
Além disso, existem centros de reciclagem independentes. Por exemplo, algumas lojas têm os seus próprios «pontos verdes» para a reciclagem correta de pilhas e aparelhos eletrónicos. Basta levá-los e depositá-los nesses pontos. Recomendamos procurar centros de reciclagem especializados para reciclar corretamente os seus aparelhos antigos.