Talvez tenha visto os seus pais a fazer isso ou reparado que, durante uma remodelação, alguém estava a pintar uma parede, mas em vez de usar um pincel, usava uma espátula. O que viu não era uma mudança de cor, mas sim uma restauração em que estavam a reparar uma parede devido a algum dano, porque fizeram buracos para pendurar uma televisão ou simplesmente havia um buraco devido ao uso.
Se ainda não sabe do que estamos a falar, estamos a referir-nos a reparar uma parede, o que, de acordo com a Promart, é uma tarefa para manter a aparência e a funcionalidade de qualquer espaço. Se vive sozinho, vai perceber que, com o passar do tempo, é comum que apareçam rachaduras, buracos ou imperfeições nas paredes devido a vários fatores, como o desgaste natural ou pequenos acidentes domésticos.
Quais são os passos corretos para reparar uma parede
Embora este processo pareça simples, há vários passos a seguir, nos quais concordam especialistas em construção e restauradores profissionais, que são:
- Reúna as ferramentas necessárias: o principal para reparar uma parede é ter uma espátula, uma lixa, massa para reparar, tinta da cor da parede e um pincel ou rolo. Muitos utilizam mais ferramentas, mas são adicionais e o básico deve ser este.
- Avalie os danos: Aqui deve considerar o tipo de dano na sua parede, as fissuras ou buracos e até se precisa da intervenção de um especialista ou não.
- Limpe a superfície: Com um pano húmido, limpe a zona afetada e deixe secar completamente. Se houver pregos, restos de tinta ou gesso, remova-os. Apenas se necessário, lixe essa área da parede.
- Aplique o reparador: O reparador, ou massa, é vendido em lojas de ferragens, lojas de materiais ou algumas lojas de tintas. Quando o tiver, siga as instruções, embora o normal seja apenas aplicá-lo com a espátula de maneira uniforme e deixar secar.
- Lixe a área: Depois de secar, use uma lixa de grão 150 para suavizar a superfície e remover qualquer excesso de material, para que não fique nenhuma protuberância na parede.
- Pinte: Quando todas estas etapas estiverem concluídas, o próximo passo será pintar da cor do resto da parede, embora isso seja mais por uma questão estética.
Por que é importante reparar uma parede e quais são os erros mais comuns ao fazê-lo
A importância de reparar uma parede radica em melhorar a aparência estética de um espaço, mas também ajuda a prevenir danos maiores. Embora esses pequenos buracos não sejam um problema isolado, mas se houver muitos, eles podem se expandir com o tempo, o que poderia comprometer a estrutura da superfície.
Além disso, uma parede bem reparada pode evitar o acúmulo de umidade, o aparecimento de mofo e outros problemas que podem afetar a saúde e a durabilidade da construção. Os erros mais comuns ao fazer isso, de acordo com os mesmos especialistas citados, são:
- Reparar uma parede com umidade, pois primeiro você deve resolver o problema da umidade.
- Não comprar o reparador correto. Caso não saiba, existem opções para paredes de gesso, cimento e madeira, por isso deve ter a certeza dos materiais da sua parede.
- Reparar sem limpar a área faz com que a parede fique cheia de bolinhas de pó acumuladas e dá a impressão de que a sua parede é irregular.
- Pintar sem que o reparador esteja seco.
- Não verificar constantemente as fissuras e buracos da sua parede.