Mesmo que não vá comer a casca, é aconselhável seguir as recomendações de manipulação segura dos alimentos. Os melões e as melancias são as frutas rainhas do verão, mas não nos facilitam muito a sua degustação. A sua casca dura, grossa e hermética, juntamente com o tamanho grande da maioria dos exemplares, torna o seu corte um desafio perigoso ao manusear a faca, mas não é o único risco a que nos expomos. Se não lavarmos a fruta antes de cortá-la, colocamos em risco a segurança alimentar.

A AESAN é muito clara no seu guia para manipular corretamente frutas e vegetais em casa, com recomendações básicas a seguir desde o local de compra até ao momento de cozinhar ou servir diretamente. Quase todo mundo sabe que os vegetais cuja casca vamos comer, como um tomate ou uma maçã, devem ser lavados antes, mas a coisa muda com as cascas e casquinhas que descartamos.

Antes de consumir ou preparar, certifique-se de lavar as frutas sob a torneira, mantendo a casca intacta. Este passo é crucial, mesmo que vá descascá-las depois, pois assim evitará que qualquer contaminação superficial seja transferida para o interior do alimento durante o corte ou descascamento.

É um passo que se aplica, portanto, a vegetais como abóbora, cenoura ou batata-doce, se formos descascá-los, e a frutas como banana, laranja, ananás ou abacate. É preciso até lavar um pêssego se não gostar da textura da casca e o comer descascado.

Os riscos a que nos expomos se não o fizermos são mínimos, mas estão sempre presentes. Se houver sujidade ou algum agente patogénico, estes passarão para o interior da fruta quando a descascarmos e cortarmos. «Os melões crescem no solo e podem, por vezes, albergar bactérias nocivas», lembra também o Departamento de Agricultura e Ciências Ambientais da Universidade de Ohio; «Descascar ou cortar produtos sem lavar pode transferir sujidade ou outros contaminantes da superfície do produto para a parte da fruta ou vegetal que se pretende comer».

No caso dos melões e das melancias, recomenda-se lavá-los sob água corrente, esfregando-os com uma escova específica para essa tarefa. Depois, basta secar a fruta com papel de cozinha ou um pano limpo que não solte fiapos.

By acanto