O barco encalhou na praia de Es Pujols e é acusado de navegação imprudente, entre outras infrações. A Capitania Marítima de Ibiza e Formentera impôs uma fiança de 200.000 euros ao megaiate de luxo “Attila” para que possa voltar a navegar, depois de ter encalhado em frente à praia de Es Pujols, em Formentera. Este organismo pertencente à Direção Geral da Marinha Mercante reteve a embarcação por navegação perigosa perto da costa.

O iate, avaliado em 70 milhões de dólares, teve de depositar essa garantia na Caixa Geral da Agência Tributária para poder abandonar as águas de Ibiza e Formentera, de modo a poder responder com essa caução pelas sanções que lhe correspondam pela prática das alegadas infrações administrativas, que são: navegar de forma imprudente, não ter um plano de navegação adequado e não ouvir as instruções da autoridade marítima

Fontes da Capitania Marítima explicam que esta caução está de acordo com as possíveis sanções que podem ser impostas, uma vez que, tratando-se de um iate estrangeiro de uma empresa comercial, a Administração garante assim que não se esquiva à ação sancionatória.

O imponente superiate, com 64 metros de comprimento e disponível para aluguer em Ibiza, encalhou no passado dia 1 de julho quando navegava pela costa leste de Formentera. O navio foi desencravado pelos seus próprios meios no mesmo dia, depois de a Capitania Marítima ter solicitado ao armador um plano de reflotação e uma inspeção do casco, a fim de verificar a segurança. Posteriormente, a pedido do capitão marítimo das Pitiusas, foi objeto de uma inspeção de segurança MOU no porto de Ibiza, realizada pelos inspetores da Capitania a navios estrangeiros.

O barco foi construído pela Sanlorenzo e lançado em 2019, e tem casco de aço e superestrutura de alumínio, de acordo com a ficha publicada no site alquilerdeyatesenibiza.com. A sua capacidade é de seis camarotes (um deles VIP), cada um com a sua própria casa de banho, para 12 pessoas, além de uma tripulação de 18 tripulantes. A partir do convés inferior, é possível aceder ao clube de praia, com 78 metros quadrados. No convés principal, na popa, há uma piscina e uma sala de jantar exterior com uma mesa para 12 pessoas e uma grande churrasqueira, cuja construção exigiu aço inoxidável ignífugo e um «avançado sistema de extração de fumo». A tripulação fica alojada no convés inferior. Os móveis foram feitos à medida, por marcas internacionais «de alta qualidade». Além disso, tem ginásio, spa com sala de massagens, sauna e banho turco; jacuzzi no terraço; um foredeck que pode ser usado como heliporto e nas suas garagens de carga lateral pode armazenar duas embarcações auxiliares de 10 metros de comprimento cada.

By acanto