Um país que, há algumas décadas, teve a oportunidade de se tornar líder tecnológico. Os pen drives, também conhecidos como pendrives, são uma das invenções mais úteis da última década no campo da informática. Estes pequenos dispositivos, capazes de armazenar informações, facilitaram significativamente a vida quotidiana de muitas pessoas. O seu inventor, Pua Khyen Sen, cidadão da Malásia, criou o primeiro pen drive do mundo e tentou tornar o seu país no principal centro de desenvolvimento de microchips do mundo.

O sonho de tornar a Malásia líder tecnológica foi frustrado pela burocracia e por um ecossistema que ainda não estava pronto e maduro para isso. O que ele fez? Mudou-se para Taiwan, onde essa ideia pôde ser concretizada.

Uma lenda da tecnologia em busca da glória para o seu país

Apesar do sucesso global, um dos objetivos de Pua continua sendo tornar a Malásia líder em tecnologia. Recentemente, ele criou a MaiStorage, uma empresa de desenvolvimento de microchips e tecnologias avançadas de armazenamento de dados. É uma aposta no seu país, que busca formar talentos locais e evitar que eles saiam, oferecendo-lhes salários competitivos e o sonho de que o país do Sudeste Asiático também se torne líder em tecnologia.

Pou Khien Sen é o homem que mudou o mundo dos computadores e da informação como o conhecemos, graças à pen USB. Esta invenção é utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo e, graças a ela, continua a ser uma figura importante no seu país natal.

By acanto