O catamarã Wayfinder está neste momento em Ibiza. É um navio de apoio, ou seja, serve para carregar os «brinquedos» dos grandes iates e servir como uma espécie de nave-mãe; claro que com todo o luxo. Um dos seus clientes mais conhecidos foi Bill Gates, que o comprou supostamente em 2021 e o colocou à venda apenas três anos depois. No entanto, nem ele nem a sua fundação confirmaram a propriedade, mas também não foi emitido qualquer comunicado oficial do seu entorno que o desmentisse.

Gates, cofundador da Microsoft, acumula um património estimado em 125 000 milhões de euros. E entre as suas histórias mais curiosas destaca-se o facto de ter abandonado Harvard para fundar a Microsoft, embora mais tarde tenha recebido um título honorário.

O Wayfinder foi construído no norte da Galiza pelo estaleiro que o grupo Armón possui em Burela. O estaleiro assinou acordos rigorosos de confidencialidade, o que impediu a revelação do cliente que o adquiriu durante a construção.

Este barco, com 68 metros de comprimento, pode acomodar 14 convidados e 18 tripulantes. Entre as suas características mais notáveis destacam-se um heliporto com hangar interno, botes auxiliares e um bote de resgate, o que o torna a embarcação de apoio perfeita para qualquer iate de luxo. Também conta com serviços de lavandaria, oficinas, armazéns, instalações médicas, clube de beach, ginásio… A sua configuração permite também transportar brinquedos aquáticos, como motos de água, caiaques, equipamento de mergulho e até pequenos submarinos.

By acanto