O grande protetor de um curioso bando doméstico. A relação entre animais de espécies diferentes pode ser complicada por vezes, sobretudo entre algumas delas. Crescemos a ver desenhos animados e a ouvir que os gatos e os pássaros não são propriamente amigos, e que os felinos costumam vê-los mais como alimento do que outra coisa, mas há casos em que isso não se verifica, como pode demonstrar uma mulher de Kuala Pilah, em Negeri Sembilan (Malásia), que tem um curioso bando que convive com respeito e carinho, desmentindo certos mitos.Mais informaçõesUm cão temeroso que nasceu cego tem um aliado inesperado: um gatinho caolhoA mulher só queria filmar os seus animais felizes e teve que olhar duas vezes quando viu quem corria na sua direção

Norazrin Marzuki tem em sua casa um papagaio chamado Michael e quatro gatos domésticos, chamados Tam, Ticha, Itot e Abu. No Sinar Harian, conversaram com ela e ela explicou que treinou os seus animais para que se reconhecessem entre si e não se atacassem, garantindo que as aves podem circular pelas divisões da sua casa com total tranquilidade.

«Michael e Tam são muito bons porque cresceram juntos desde a infância, durante sete anos», comenta a dona de 42 anos, que garante que o primeiro gato ajudou a proteger o papagaio desde que ele chegou à casa. «Depois, Ticha chegou às nossas vidas e nunca atacou o meu pássaro», assegura Marzuki, que viu como essa foi a tônica geral com os outros.

A relação é tão boa que se tornou viral graças a um vídeo em que Michael estava a falar com Ticha, dizendo-lhe para não arranhar os sofás, como se a repreendesse e aconselhasse a não fazer isso para que a sua dona não se zangasse. Esta publicação no TikTok acumulou 1,4 milhões de visualizações e quase 100 000 «gostos».

@sinarharianonline

Keakraban hubungan seekor burung kakak tua dan empat ekor kucing peliharaan milik seorang wanita dari Kuala Pilah, Negeri Sembilan boleh dianggap luar biasa apabila haiwan-haiwan tersebut mampu hidup di bawah satu bumbung tanpa sebarang insiden pergaduhan. Menurut pemiliknya, Norazrin Marzuki, 42, selain seekor burung diberi nama Michael, dia turut memelihara empat ekor kucing yang kesemuanya dinamakan Tam, Ticha, Itot dan Abu. Anda boleh baca berita penuh di portal Sinar Harian di www.sinarharian.com.my atau swipe up di IG story serta jangan lupa follow IG @sinarharian untuk berita terkini dalam dan luar negara. SinarHarian SinarTerkini burungKakakTua

♬ Burung Kakak Tua – Didi & Friends

Um comportamento aprendido

Norazrin explicou que recolheu Ticha, que quase foi atropelada por um carro na estrada, e também a treinou «para que considerasse Michael como família e assim não o atacasse». Além de Tam e Ticha, seus outros dois gatos, Itot e Abu, ainda são novos no sistema de acolhimento, mas ela também os está a treinar da mesma maneira para que possam viver todos juntos em harmonia. No entanto, este processo não é nada fácil, garante a mulher, porque há risco de incidentes durante o treino.

Quanto às habilidades de Michael, Marzuki disse ao meio de comunicação que o papagaio demonstrou capacidade de compreender o ambiente e as conversas desde que tinha um ano de idade. Ele é capaz de reagir a determinadas situações com base nas suas próprias observações. «Sempre que o gato arranha o sofá, fico zangada. Então, quando Michael viu a situação várias vezes, ficou irritado e repreendeu os outros para não arranharem o sofá». Desta forma, ela afirma que, depois de ser protegido por Tam, «Michael é como um assistente pessoal e já não tenho de me preocupar em sair de casa, porque há alguém que me ajuda a cuidar dela».

By acanto