«Desde 2020 estou à espera que me devolvam 15 000 euros de um plano, mais 2000 de outro, mais a diferença entre o preço a que comprei os lingotes, que foi 36 euros, e o seu custo atual. Maldita hora em que confiei nessa máfia», denuncia Esteban Cabello numa avaliação no Google sobre a Sempi Gold, empresa dedicada ao investimento em metais preciosos. «Tentaram convencer-me a investir emouro, mas achei muito estranho o perfil dos comerciais, porteiros de discoteca ou jogadores de râguei sem formação em ouro. Liguei para um consultor da Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) e ele disse-me que a Sempi não tinha autorização para vender esse tipo de instrumentos financeiros», relata, por sua vez, Rafael Morales, que assim evitou o golpe.

A trama da Sempi Gold, liderada por Gabriel Ruiz, está a ser investigada pela titular do Tribunal Central de Instrução n.º 3 da Audiencia Nacional, María Tardón, por uma suposta fraude piramidal em que a referida empresa vendia aos seus clientes lingotes de ferro pintados de dourado como se fossem de ouro. Estima-se que haja mais de 3.600 pessoas afetadas e que a fraude ultrapasse os 50 milhões de euros.

Este fraude, que ainda não foi resolvido nos tribunais, serve para lembrar aos pequenos investidores a importância de se certificarem de que, se investirem em metais preciosos, é necessário fazê-lo com profissionais e empresas comprovadas. Porque atualmente, com o preço do ouro a atingir máximos históricos, os esquemas fraudulentos relacionados com o metal precioso são cada vez mais comuns entre os falsificadores.

«Os lingotes falsos podem parecer autênticos de forma convincente, pelo que mesmo os compradores experientes correm o risco de ser enganados. E agora os vendedores de barras de ouro na Internet estão mais populares do que nunca, por isso é essencial que os investidores aprendam a detectar vendedores suspeitos para proteger o seu investimento», afirma Daniel Marburger, CEO da StoneX Bullion Gmbh, plataforma especializada em investimento em metais preciosos.

Marburger explica que os lingotes falsos «podem assumir diferentes formas, como banhados a ouro, fabricados com metais comuns, com selos falsos e aqueles que são anunciados com uma pureza superior à que realmente têm». «A melhor maneira de evitar a compra de lingotes de ouro falsos é adquiri-los apenas de comerciantes de confiança ou instituições certificadas», recomenda.

Newsletter Mi Bolsillo

As notícias mais importantes que afetam a sua economia doméstica, dicas para poupar um pouco no final do mês e tudo o que precisa de saber para que a sua conta bancária não fique tão vazia quanto a geladeira do Carpanta.

Este especialista precisa que os lingotes de ouro autênticos têm selos que indicam o peso, a pureza e o nome do fabricante: «Estes detalhes devem ser nítidos, legíveis e coerentes com as marcas oficiais. Se os distintivos parecem mal gravados – ou mal escritos -, pode ser sinal de falsificação“. ”Também devem ser acompanhados por um certificado de autenticidade que inclua um número de série único que coincida com o gravado no lingote. Se houver uma discrepância entre os números, ou se não for fornecido um certificado, então é um sinal de alarme”.

A StoneX Bullion insiste que «a forma mais fiável é levar os seus lingotes a um profissional para que realize os testes adequados», uma vez que «utilizam métodos de teste avançados que não correm o risco de danificar o produto». No entanto, a empresa oferece abaixo alguns métodos simples que podem servir para certificar que o investimento em ouro é autêntico.

Do teste do íman ao teste do ping

-Realize um teste magnético. «O ouro é um metal não magnético, pelo que um simples teste magnético pode ajudar a identificar lingotes de ouro falsos. Para fazer o teste do íman, aproxime um íman forte do lingote de ouro. Se houver atração, isso pode significar que o lingote contém materiais ferrosos, como ferro ou níquel, em vez de ouro puro. Tenha em mente que nem todos os lingotes de ouro falso são magnéticos. Se misturados com metais não magnéticos, os lingotes de ouro falso continuarão a passar neste teste. Por este motivo, deve combinar o teste do íman com outros testes para maior precisão.”

-Verifique o peso e as dimensões. “O ouro é um metal extremamente denso com uma relação peso/volume única. Isto significa que é difícil imitar completamente o tamanho e o peso do ouro com outros metais, como tungsténio ou chumbo. Se houver uma discrepância entre o peso real do seu lingote de ouro e o peso que ele deveria ter, isso pode ser um sinal de que outro metal foi usado. Para realizar o teste de peso, use uma balança de precisão para pesar o lingote de ouro e compare suas dimensões com as especificações do fabricante. Mesmo uma pequena diferença de peso entre as especificações do fabricante e o lingote de ouro pode revelar uma falsificação”.

– Realizar um teste de ácido. «O teste de ácido só deve ser realizado por um profissional. Se não for feito corretamente, pode danificar a superfície do lingote. Consiste em aplicar uma pequena gota de ácido nítrico no lingote de ouro. Se for ouro autêntico, o lingote resistirá à corrosão e não será afetado. Se o lingote for de ouro falso ou metal banhado a ouro, poderá descolorar ou dissolver-se».

– Teste do ping. «O ouro tem propriedades sonoras únicas. Bata suavemente na peça de ouro com outro objeto de ouro ou com uma haste metálica. O ouro autêntico emite um som claro e agudo que perdura, enquanto os metais falsos produzem um som surdo ou curto».

By acanto