Cada vez mais se utilizam aparelhos eletrónicos que precisam de estar ligados à corrente para funcionar ou para carregar a bateria. Isto aumenta o número de tomadas necessárias em casa, e por isso as regletas elétricas tornaram-se um elemento indispensável.
Estas permitem ter vários dispositivos ligados à mesma fonte de energia. No entanto, é necessário ter cuidado com o uso incorreto das réguas, pois pode ter consequências perigosas, como quando se ligam aparelhos elétricos que necessitam de alta potência.
Embora práticos, os prolongadores podem ser perigosos quando utilizados para ligar determinados aparelhos de alta potência. Alguns equipamentos requerem uma alimentação estável e devem ser ligados diretamente a uma tomada para evitar curto-circuitos, sobrecargas elétricas ou incêndios.
1. Fritadeira de ar/AirFryer
Um aparelho compacto, mas potente, deve ser ligado a uma tomada específica. As extensões podem danificar o aparelho ou provocar incêndios.
2. Micro-ondas
Consome muita energia; ligar extensões pode provocar sobrecargas e riscos para a segurança.
3. Máquina de lavar
Os ciclos variam em consumo de energia, mas todos precisam de tomadas dedicadas para evitar riscos e danos.
4. Frigorífico
Necessita de energia constante para conservar os alimentos. A utilização de extensões pode comprometer o seu funcionamento e aumentar o consumo de energia.
5. Ar condicionado
Este aparelho de alta potência deve ser ligado a uma tomada estável e específica para evitar danos e riscos de segurança.
6. Forno elétrico
Requer uma grande carga elétrica. Os prolongadores aumentam o risco de sobrecarga e comprometem a segurança do aparelho.
7. Placa de indução
Funciona exclusivamente com eletricidade e necessita de uma tomada direta para evitar curto-circuitos e garantir a sua eficácia.