Os fanáticos por numismática estão dispostos a pagar milhões por uma moeda de dólar com características únicas. No mundo do colecionismo, existem tantos hobbies quanto pessoas. Um item que causa verdadeiro furor são as notas e moedas antigas. Os interessados estão dispostos a pagar de milhares a milhões de dólares para obter peças únicas ou muito significativas para suas coleções. É o caso deste centavo de dólar especial.
Esta disciplina é conhecida como numismática. Antigamente, era uma ciência que estudava rigorosamente estes elementos: moedas, notas, medalhas ou todo o tipo de objetos de troca ou reserva de valor, mas atualmente tornou-se um hobby que reúne excêntricos em leilões onde competem pelas peças mais raras.
Como é a moeda de 1 centavo de dólar mais procurada pelos colecionadores
Atualmente, existe uma moeda de 1 centavo de dólar que, devido a um erro de cunhagem, está no centro das atenções. A sua origem remonta a 1909 e foi introduzida no mercado com o desenho de Victor David Brenner. É conhecida como «Lincoln Wheat Penny» e tem a imagem de Abraham Lincoln na frente e duas espigas de trigo no verso.
No entanto, o que torna esta peça mais atraente é um erro de cunhagem ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, com o objetivo de economizar cobre para o conflito militar, a Casa da Moeda dos Estados Unidos fabricou algumas peças com aço. No entanto, algumas placas de cobre ficaram nas prensas e foram utilizadas acidentalmente, dando origem a várias moedas deste material.
Milhões: o valor que esta peça particular pode atingir
Estima-se que existam apenas 40 exemplares desta moeda. Por este motivo, o seu preço ronda os 4,3 milhões de dólares. Para reconhecer estas moedas, é necessário ter em conta que:
- O ano de emissão deve ser 1943.
- Ao contrário das de aço, devem ter uma cor acobreada.
- As moedas de aço são magnéticas, enquanto as de cobre não são.
- Marca da casa da moeda: existem cunhagens de Denver (D) e São Francisco (S) que podem aumentar exponencialmente o seu valor.