Casaram-se há 70 anos e decidiram nunca mudar o local onde guardam as suas poupanças. Georgette De Letter e Jean De Keukelaere são um casal que se casou há 70 anos. Ela tem 91 anos e ele, 93. Vivem em Destelbergen, na Bélgica, e acabaram de celebrar o seu aniversário de casamento. Aquele dia bonito foi em 1955, mas já tinham planos desde antes… Começaram a poupar juntos dois anos antes. A ideia era financiar o casamento para que pudessem ter um bom banquete e abrir uma padaria. «Primeiro abrimos uma conta poupança, depois veio o anel», explica Georgette ao meio de comunicação belga HNL.

A sua história de amor passou por todo o tipo de provações, uma das mais difíceis foi quando Jean teve de se alistar no exército como soldado em 1953. Mas também está repleta de bons momentos, como a padaria, que se tornou realidade graças aos seus esforços económicos. Mantiveram-na em funcionamento durante 30 anos. «Trabalhámos sempre lado a lado, literalmente. E também fomos constantes nas poupanças», referiram ambos.

E esse trabalho árduo, de juntar dinheiro por todos os lados, sempre esteve ligado à mesma conta corrente. A mesma que abriram há 72 anos no banco VDK. «Estamos felizes por continuar a usar essa conta poupança. Ela nos acompanhou em todos os momentos importantes da vida», relatou Jean, que até enviou uma carta manuscrita de agradecimento à instituição. “Eu melhorei um pouquinho”, acrescenta Georgette.

No banco, receberam a carta com “muita alegria”. “Esta é uma história de amor que nos comove profundamente. Jean e Georgette representam o que significam a confiança e a sustentabilidade”, afirmou a diretora executiva da instituição, Leen Van den Neste. O banco visitou Georgette e Jean e entregou-lhes vinho e flores em casa.

Parte da relação com o banco tem origens familiares, algo que tornou a relação ainda mais sólida. A irmã de Georgette foi casada com o que era gerente da agência na altura. «Foi assim que começámos a poupar lá. E ficámos, porque para quê mudar algo que funciona tão bem?»

By acanto