A peculiaridade e raridade destas peças despertam o interesse dos colecionadores. Os colecionadores de moedas podem chegar a pagar somas muito elevadas por certas peças raras ou exclusivas. No entanto, para quem está a dar os primeiros passos neste mundo, identificar quais moedas têm verdadeiro valor no mercado pode ser um verdadeiro desafio. Com o objetivo de orientar os principiantes, o CaixaBank publicou no seu blogue um artigo destacando algumas das moedas de dois euros mais curiosas e valiosas que existem.

Na zona euro, cada Estado-Membro tem o poder de emitir as suas próprias moedas, o que dá origem a uma grande variedade de designs, especialmente nas moedas de dois euros. Estas são, além disso, as únicas moedas que podem ser emitidas em formato comemorativo, o que as torna especialmente atraentes para os colecionadores. Na verdade, cada país pode lançar até duas edições especiais por ano.

De acordo com a Fábrica Nacional de Moeda e Selos, o principal objetivo destas emissões é promover a cultura, a arte e comemorar factos históricos relevantes. Dado que são normalmente produzidas em edições limitadas, algumas destas moedas tornam-se peças muito procuradas. O seu valor pode aumentar em função de fatores como a sua escassez, o estado de conservação e a presença de erros de cunhagem, que as tornam ainda mais exclusivas.

Algumas das moedas de 2 euros mais valiosas

Esta é uma das moedas comemorativas mais caras do mercado. Em 2024, um exemplar chegou a ser vendido por 2.900 euros. A tiragem foi extremamente limitada, com apenas 20.001 unidades cunhadas em qualidade flor de cunho, o que aumenta a sua raridade e atratividade entre colecionadores.

Emitida para homenagear a famosa reserva natural lituana, declarada Património da Humanidade, esta moeda ganhou notoriedade por um curioso erro de cunhagem. Cerca de 5.000 unidades apresentam uma inscrição incorreta: em vez do lema lituano «LAISVĖ, VIENYBĖ, GEROVĖ» (liberdade, unidade, bem-estar), trazem a frase letã «DIEVS SVETI LATVIJU» (Deus abençoe a Letónia). Estas peças defeituosas estão atualmente cotadas entre 1.950 e 2.400 euros.

As moedas emitidas por microestados como o Vaticano costumam ter um valor superior no mercado numismático devido à sua baixa tiragem. Esta edição, lançada em 2005 para comemorar o XX Dia Mundial da Juventude, é um exemplo claro. Atualmente, podem ser encontrados exemplares por mais de 400 euros.

By acanto