Sabia que o frio desativa as enzimas que dão sabor ao tomate depois de colhido? Esta é uma das razões pelas quais não deve refrigerá-lo. Se tivesse uma horta, a primeira coisa que plantaria seriam tomateiros. Quando navego na Internet, de vez em quando aparecem dicas para que os tomateiros cresçam rápido ou truques para que os tomates brotem com força e fico com ainda mais vontade. Se isso também acontece consigo, pode sempre plantar tomates cereja, pois adaptam-se perfeitamente ao cultivo em vasos e não há nada como saboreá-los recém-colhidos, garantindo que não passaram pelo frigorífico e, portanto, não perderam nem um pouco do seu sabor.

E é precisamente esse o tema que nos ocupa hoje: por que não devemos refrigerar os tomates. Talvez já saibas que não se deve fazer isso, mas saberias explicar o motivo? Toma nota, porque é muito interessante.

Por que não se deve guardar tomates no frigorífico?

A minha mãe sempre insistiu na importância de não refrigerar tomates. E não é só ela que diz isso, o criador de conteúdo e agricultor valenciano Bussy, do @lahortetadebussy, pensa o mesmo e explica isso detalhadamente nas suas redes sociais. Na verdade, ele dá três motivos.

O primeiro, como pode imaginar, é que o frio interrompe o processo natural de maturação do tomate. Na verdade, quando compra fruta e não quer que amadureça muito rápido, o primeiro impulso é refrigerá-la. Como ele explica, ao colocá-la no frigorífico, esse processo é interrompido de forma irreversível.

A segunda razão afeta diretamente a textura do tomate, que deixa de ser agradavelmente suculento para se transformar em algo terroso. É verdade que se o consumir em forma de gaspacho, seja o gaspacho tradicional ou as suas variantes, não se nota tanto, mas aí está.

E o terceiro é aquele de que sempre nos queixamos quando dizemos que os tomates já não são o que eram, que são como plástico ou que simplesmente não têm sabor: o seu sabor. É que, abaixo dos 10 ºC, o tomate reduz a produção de compostos voláteis, que são precisamente os responsáveis pelo seu sabor e aroma. Portanto, o frio desativa as enzimas que dão sabor ao tomate depois de colhido. Assim, para o comer nas melhores condições, não o coloque no frigorífico.

Como conservar os tomates

Ok, já ficou claro que os tomates não devem ser refrigerados. E talvez estejas a perguntar-te como conservá-los. O mais importante é colocá-los longe da luz solar direta e de frutas como banana ou maçã. Porquê? Porque ambas liberam etileno, o gás que acelera a maturação de frutas e vegetais, podendo afetar os que estão ao redor.

Tendo isso em conta, basta colocá-los de cabeça para baixo para que o pedúnculo ou o rabo fique coberto, pois é por aí que sai a humidade e faz com que sequem. O rabo tem uma forma irregular? Corte-o para que fique plano e toque completamente no chão. Também pode cobri-lo com fita isolante, que é uma solução mais «rústica», mas também funciona.

By acanto