Os exploradores estimam que a descoberta implica uma exploração potencial de até 11 milhões de onças. Apesar de outras grandes explorações, como o petróleo, o lítio e a agricultura, serem as mais procuradas pelo seu valor atual ou potencial, o ouro continua a ser o mineral mais cobiçado pelas grandes indústrias mineiras do mundo.
Nesse sentido, uma nova descoberta na Argentina volta a surpreender e promete mudar o rumo do setor em uma das províncias mais ricas do país. Além disso, a magnitude da eventual extração é o que mais atrairia os investidores: o tesouro pode valer até 37 bilhões de dólares.
Qual é a nova mina de ouro com até 11 milhões de onças?
Os investigadores responsáveis pela descoberta afirmaram que «não foi por acaso» e que ocorreu após anos de exploração e operações de rotina em busca de outros recursos. Nessa busca, os especialistas encontraram uma reserva que pode representar uma fortuna enterrada, já que o potencial é de até 11 milhões de onças de ouro.
A surpresa ocorreu em Lindero, uma mina localizada a 260 quilómetros a oeste da capital de Salta. Nessa zona, as escavações começaram há mais de uma década com o objetivo de extrair cobre. No entanto, os exploradores encontraram a nova mina de ouro.
Estima-se que o depósito tenha cerca de 84 milhões de toneladas de material, com uma concentração média de 0,6 gramas de ouro por cada uma.
A magnitude da descoberta, somada ao seu potencial impacto na economia nacional e na transição energética, torna-a uma das mais relevantes dos últimos tempos.
Como seria a exploração dos 11 milhões de onças?
O potencial mineral desta descoberta posiciona-a como uma das mais significativas do país. Além disso, a empresa responsável pela exploração já iniciou o processo de extração com maquinaria de última geração e apoio de investimentos internacionais.
Por outro lado, já havia maquinaria e infraestrutura na zona, pelo que o processo de produção poderia começar sem necessidade de obras a partir do zero. Desta forma, espera-se um forte impacto na economia nacional e regional.
A zona de Lindero conta com tecnologia avançada para a extração do mineral, o que facilita a peneiração e lavagem do ouro com menor impacto ambiental. Este método permite separar as pedras preciosas do resto do material com o uso de soluções químicas e já está a ser implementado na mina.
Qual é a importância da descoberta mineira?
Outro ponto relevante é que o contexto geológico de Salta já havia se mostrado promissor: áreas como a mina Atena I ou Cumbre II foram fundamentais na produção de cobre nos últimos anos.
Por isso, este novo avanço coloca em destaque o potencial de exploração em Salta e consolida-a como um ator estratégico na mineração nacional, já que o ouro não tem valor apenas como mineral precioso, mas também na fabricação de dispositivos, tecnologias limpas e ferramentas energéticas.