Conseguir que o peixe não fique seco é um verdadeiro desafio, mas o que poucos sabem é que o truque para conseguir isso é muito básico: basta descongelá-lo bem. Muitos cometem o erro de descongelar o peixe como a avó lhes ensinou, ao natural. No entanto, isso provoca um excesso de calor que acaba por danificar a textura, o sabor e pode até ser prejudicial para a saúde.
No entanto, o melhor truque para descongelar peixe de forma fácil e rápida é fazê-lo com água fria e sal. Só vai precisar destes ingredientes e de um saco hermético. Pronto?
O truque para descongelar peixe o mais rápido possível
Para descongelar um peixe rapidamente sem arriscar a sua saúde nem perder o sabor, não precisa de magia negra, apenas um truque muito básico. Deve ter à mão um saco hermético, água da torneira e um punhado de sal.
É simples assim. Se seguir estes passos, conseguirá em menos de meia hora. Na verdade, funciona especialmente bem com filetes finos, lombos e fatias:
- Coloque o peixe congelado num saco hermético bem fechado. Se não tiver um, pode usar um saco para congelar com fecho forte ou embrulhá-lo em película transparente.
- Encha um recipiente grande com água fria e adicione sal. Não é necessário medir, pois basta uma boa mão cheia.
- Mergulhe o saco na água salgada. Certifique-se de que fica totalmente coberto.
- Aguarde entre 20 e 30 minutos, dependendo da espessura do peixe.
Por que este truque para descongelar peixe é tão eficaz?
Por incrível que pareça, este truque tem uma base científica muito simples: a chave está na física. O sal ajuda a diminuir ligeiramente o ponto de congelamento e melhora a transmissão da temperatura.
Desta forma, o peixe descongela mais rapidamente e de forma mais homogénea do que no frigorífico, e sem o risco de cozer nas pontas, como acontece no micro-ondas.
A vantagem deste truque é que combina a rapidez do micro-ondas com a capacidade de manter o sabor do frigorífico, sendo perfeito se estiver com pressa.
Por que não deve descongelar o peixe ao natural se estiver calor?
Muitas pessoas continuam a descongelar os alimentos à moda antiga. Tal como faziam as suas avós, preferem deixar o peixe na bancada da cozinha e prepará-lo quando descongela.
Pode parecer a técnica mais natural, mas este truque pode causar-lhe um problema de saúde, uma vez que as altas temperaturas favorecem o aparecimento de bactérias nocivas.
Quando um alimento congelado, como o peixe, entra em contacto com uma superfície à temperatura ambiente, a sua parte exterior pode ultrapassar rapidamente os 20 °C.
Nesta faixa, os microrganismos que estavam adormecidos pela congelação são ativados, o que pode gerar riscos para a saúde, mesmo que a comida tenha boa aparência.
Como dica extra, também deve congelar o peixe em porções pequenas. Quanto mais fino for o bloco, mais fácil e rápido será descongelá-lo. A partir daí, só falta saborear uma boa receita.