Conheça a maneira ideal de guardar esta erva para que ela permaneça fresca por mais tempo. A manjericão é uma das ervas mais utilizadas na culinária para dar um sabor único aos pratos. A sua conservação é fundamental para evitar que ela murche rapidamente.
Embora muitas pessoas optem por guardá-la na geladeira ou embrulhada em filme plástico, nenhum desses dois métodos é recomendável, pois podem gerar umidade e acelerar a deterioração.
Como conservar bem a manjericão
O segredo para que a manjericão dure fresca por uma semana ou mais é muito fácil e consiste apenas em colocá-la na água, como se fosse um ramo de flores.
- Corte os caules inferiores para uniformizá-los.
- Coloque a manjericão num copo ou frasco com um pouco de água, como se fosse um vaso de flores.
- Não a coloque no frigorífico. Deixe-a à temperatura ambiente, num local com luz indireta.
- Se quiser, pode cobri-la suavemente com um saco plástico ou um saco de pão, mas sem fechar completamente.
Desta forma, a manjericão pode durar um pouco mais de uma semana sem perder a sua textura nem o sabor.
Como usar a manjericão para repelir moscas
É comum que a manjericão seja usada na cozinha para diferentes receitas; às vezes, é apenas uma opção decorativa. No entanto, esse não é o seu único objetivo.
O seu aroma é agradável para as pessoas. Mas, para as moscas, é repelente. Isso ocorre porque elas rejeitam óleos naturais como o eugenol, timol e cineol, que afetam o seu sistema nervoso.
Para que elas não entrem, basta ter um vaso de manjericão na cozinha ou perto das janelas da casa. Assim, cria-se uma espécie de barreira.
Se tiver um jardim e organizar refeições ao ar livre, é importante plantar manjericão perto dessa área. O efeito será o mesmo do caso anterior: elas sentir-se-ão repelidas.
De acordo com pesquisas, uma concentração de 50% de extratos de folhas de manjericão repele moscas e mosquitos em uma área. Isso torna esta planta uma opção multifuncional para manter a casa livre de pragas.