Uma nota de dólar deteriorada pode perder valor e até deixar de ser aceite. Saiba como conservá-las da melhor forma. Um método comum dos argentinos para se protegerem da inflação e de possíveis desvalorizações é a compra de dólares. O mercado informal é o mais predominante e oferece notas físicas. O que prejudica este método é a exposição do papel à deterioração com o passar do tempo, por isso é preciso saber como conservá-lo.

A luz solar, a humidade e o calor deterioram rapidamente as notas e, por isso, é preciso ter em conta como evitar estes fatores ao guardá-las. Um local comum é «o colchão», mas isso não significa que seja seguro; na verdade, é preciso evitar este tipo de armazenamento.

As melhores opções para guardar os seus dólares e não perderem o seu valor

Existem diferentes formas de guardar o dinheiro evitando a sua deterioração. Uma delas é num cofre no banco. Os custos de manutenção não são elevados e é um dos locais mais confiáveis. Mas se não confia, especialmente devido a acontecimentos não tão recentes, pode optar por opções em casa.

A principal é o cofre. Não há melhor maneira de proteger os dólares de roubos, incêndios, humidade ou qualquer elemento que possa deteriorá-los. Mas como opções mais económicas, existem os sacos herméticos e os mealheiros. O que é preciso ter em conta é o material, sendo recomendável que sejam de cerâmica ou vidro.

Por outro lado, os elásticos costumam ser inimigos do papel. Com o tempo, eles se desgastam e podem até colar, causando danos ou manchas ao serem removidos. É mais recomendável organizar as notas e mantê-las juntas com um papel, sem dobrá-las.

Por último, uma ótima opção são os locais de armazenamento falsos, como livros ou enfeites para despistar possíveis ladrões. Nesses casos, também é preciso levar em consideração a umidade, a luz e o calor, para deixar as notas em locais onde não entrem em contato com esses fatores.

Locais que deve evitar

Os locais a evitar são aqueles onde estão expostos ao calor, frio, umidade ou luz solar. Como, por exemplo, o frigorífico, o congelador ou perto de fontes de calor. Os locais expostos à luz direta devem ser descartados. É essencial evitar os espaços que estejam em contacto com água ou humidade, pois este é o fator que mais rapidamente deteriora o papel.

Além disso, os locais expostos a óxido ou corrosão podem transmitir esta deterioração às notas. E nem falar dos espaços onde possa haver presença de insetos.

By acanto