É considerada um resíduo, mas costuma ser deitada fora quando se acumula em bidões, quando poderia ser facilmente reutilizada. Em momentos de temperaturas extremas, seja com o calor do verão ou o frio do inverno, o uso do ar condicionado torna-se mais regular na maioria das casas na Argentina. Quando este aparelho fica muito tempo ligado, gera uma grande quantidade de água que geralmente se acumula em bidões ou outros recipientes, embora a maioria das pessoas costuma deitá-la fora quando fica cheia.
No entanto, o que muitos não sabem é que não se deve deitar fora a água do ar condicionado, pois ela pode ser um tesouro para as plantas. Esta sugestão tornou-se viral através do TikTok, onde o utilizador @quiero_verde, conhecido como Felipe, explicou os benefícios que ela pode ter em algumas espécies.
Este utilizador, que tem mais de 610 mil seguidores na plataforma e mais de 6 milhões de gostos nos seus vídeos, baseia o seu conteúdo em conselhos sobre cuidados com plantas e jardinagem em geral. Nesse sentido, ele argumentou que esta água pode ser benéfica especialmente para plantas acidófilas, que são aquelas que crescem melhor em solos ácidos.
“A água do ar condicionado é adequada para as plantas e, sobretudo, para algumas em particular, com vários benefícios. O principal é reutilizar um recurso tão valioso como a água e o segundo é que tem um pH ácido, o que favorece a maioria das plantas, especialmente as acidófilas”, explicou no seu vídeo.
Além disso, ele enfrentou uma das principais críticas que essa ação recebe, que aponta que ela não fornece os nutrientes necessários: “Muitos vão dizer que isso não lhes fornece nutrientes e é verdade, mas a água da rede também não lhes fornece todos os nutrientes. Os macro e micronutrientes são fornecidos por combinações, humus, fertilizantes, etc.”
A verdade é que a água que sai do ar condicionado é gerada por condensação ao arrefecer o ar. Embora não contenha cloro nem sais da torneira, o que é uma vantagem, também não contém minerais nem nutrientes e pode conter algumas impurezas provenientes de resíduos do próprio sistema, como pó, metais e mofo.
Recomendações para reutilizar a água do ar condicionado
Diante dessa situação, os especialistas recomendam filtrar a água antes de usá-la para eliminar possíveis contaminantes. Também pode ser misturada com água da torneira ou fertilizante líquido para complementar os nutrientes. Vale ressaltar que seu efeito ideal depende do tipo de planta, como mencionado anteriormente.
As plantas acidófilas reagem melhor a este tipo de água, mais especificamente as camélias, azáleas ou hortênsias. Portanto, se tiver algumas destas espécies em casa, é uma ótima oportunidade para reutilizar um recurso cada vez mais escasso, em vez de o desperdiçar.
Para outros tipos de plantas, os especialistas recomendam não utilizá-la como sistema de rega contínua, mas pode ser aproveitada de vez em quando. Além disso, deve-se verificar a reação das plantas. Se aparecerem folhas amareladas ou se crescerem mal, o melhor seria interromper o uso, mesmo que não seja regular.
A água do ar condicionado não só pode ser usada para regar as plantas, mas também é possível reutilizá-la na jardinagem para outras tarefas relacionadas, como higienizar ferramentas como podadores, tesouras e pás, pois é livre de minerais e sais, o que evita o acúmulo de resíduos.
O mesmo acontece com a limpeza de vasos velhos, que podem acumular restos de substrato e outros compostos, pelo que a água do ar condicionado se torna um método eficaz para limpá-los, acompanhada de uma escova e desinfetante que permita remover todas as impurezas.