Uma mulher de 66 anos de Sacramento (Califórnia) viveu uma mistura inesperada de alegria e frustração ao encontrar uma quantia em dinheiro que havia perdido há anos. Ao vasculhar o quintal entre caixas e objetos guardados, a mulher encontrou quase 6.000 dólares em dinheiro –cerca de 5.500 euros – que havia esquecido completamente.A surpresa foi ainda maior porque, segundo ela própria disse à imprensa local, está com dificuldades financeiras e vive de uma pensão escassa, além de ter algumas dívidas há muito tempo. Mas o seu alívio durou pouco.

Quando foi ao Bank of America para depositar o dinheiro, encontrou um obstáculo inesperado: o banco recusou-se a aceitar as notas. Segundo o banco, o motivo foi o mau estado do dinheiro: a humidade e o desgaste natural danificaram gravemente as notas, que já não cumpriam os requisitos para serem processadas como meio de pagamento válido.,

Nos Estados Unidos, os cidadãos podem solicitar a substituição de notas danificadas através do Bureau of Engraving and Printing (BEP), a autoridade responsável pela produção de papel-moeda. Esta autoridade permite enviar notas danificadas para verificação e eventual substituição.O problema, porém, é o tempo. O processo de avaliação e substituição pode demorar entre seis meses e até três anos, o que significa que a mulher não pode dispor imediatamente do dinheiro para pagar as suas dívidas mais urgentes.Ao contrário de países como a Suíça, onde as notas danificadas podem ser trocadas mais rapidamente no banco suíço, este processo pode tornar-se moroso e impraticável nos Estados Unidos para quem precisa urgentemente de dinheiro. Entretanto, a mulher tem de esperar e procurar outras formas de resolver a sua situação.

By acanto