Sabia que cada cômodo da sua casa deve ser lavado de maneira diferente? É isso mesmo, a casa é limpa dependendo do tipo de sujeira, da maneira de tratar essa sujeira, do tipo de utensílios necessários e do que você faz nesse cômodo. Para dar um exemplo óbvio, você não pode lavar os pratos com a mesma esponja que usa para esfregar a sanita.
Se transferirmos isso para as pequenas tarefas do dia a dia, sabemos que até as travessuras dos nossos animais de estimação devem ser limpas com cuidado. Uma das mais delicadas é o xixi, e muitas pessoas usam lixívia pensando que, além de limpar, vai desinfetar e até evitar que isso se repita, o que não se sabe é que isso é um erro.
Por que não é recomendável limpar o xixi do meu animal de estimação com lixívia
Como já dissemos, uma das práticas mais comuns atualmente é limpar o xixi dos seus animais de estimação com lixívia. Isso deve-se ao facto de os nossos pais e avós o fazerem nas suas casas; no entanto, esta é uma prática não recomendada por especialistas e pelo próprio Governo Federal.
A razão vai além de uma preferência ou de querer vender-lhe algo. Na verdade, é perigoso para si e para os seus animais de estimação. Em primeiro lugar, devemos lembrar que, de acordo com a Medline Plus e a loja Señordog, o cloro é um produto químico que visa impedir a proliferação de bactérias e a intoxicação mais comum com ele é causada pela inalação do produto químico.
Além disso, na sua composição, ele contém um ingrediente chamado hipoclorito de sódio, que tem alta capacidade de desinfetar, eliminar odores e limpar. No entanto, pode gerar altos níveis de toxicidade, irritar os olhos, a pele, as vias mucosas e danificar as texturas e cores das superfícies onde é aplicado. Da mesma forma, este produto químico tem um estado de reatividade elevado que certamente se lembrará de quando coloca lixívia diretamente na urina, que forma espuma.
Por fim, devemos lembrar que a urina contém amoníaco e, se misturada com hipoclorito de sódio, forma gases tóxicos que causam complicações, desde irritação nos ouvidos, nariz e garganta, problemas respiratórios e até danos aos órgãos se inalados em excesso.
Como limpar a urina dos seus cães
Se quer desinfetar o chão depois que o seu cão urinou, mas não sabe o que usar além do cloro, saiba que especialistas como Ringo têm recomendações que concordam com os especialistas anteriores para limpar adequadamente sem se colocar em risco
- Absorva a urina: A primeira coisa a fazer é secar a área afetada o máximo possível, seja com papel, fraldas ou toalhas.
- Use um limpador especializado: O mais fácil é misturar vinagre branco com bicarbonato. Polvilhe o bicarbonato na área e, em seguida, borrife vinagre branco diluído em água quente. Se usar um limpador de supermercado, siga as instruções de aplicação.
- Deixe repousar e remova: Depois de deixar o limpador repousar por alguns minutos, use um pano ou trapo para remover a mancha.
- Enxague e seque: Enxague com água limpa e deixe a área secar.