Felizmente, nenhum dos afetados morreu, embora quase mil pessoas tenham procurado assistência médica.

O que aconteceu no restaurante de kebab na Turquia é um dos motivos que os inimigos do prato mais famoso do Império Otomano vão usar contra ele. Cerca de 950 pessoas ficaram intoxicadas num restaurante na região de Korfez após consumirem carne de frango de má qualidade.

O incidente ocorreu nos últimos dias do Ramadão. Centenas de pessoas foram ao restaurante para comer e, pouco depois, começaram a sentir-se mal. Os médicos rapidamente descobriram a causa comum da intoxicação.

Os proprietários do estabelecimento foram presos e o restaurante foi fechado. Um dos proprietários, o cozinheiro, defendeu a sua receita perante a imprensa. «Em dois dias, vendemos kebab para cerca de 2000 pessoas. Não sabemos a causa do incidente. Se a carne de frango estivesse estragada, teríamos percebido durante o preparo».

Outro foi ainda mais longe e chegou a acusar os clientes de envenenamento. «Talvez tenham ficado doentes por terem comido kebabs em excesso. Talvez o organismo deles não tenha aguentado. Cumprimos as normas de higiene e a minha receita tem um sabor especial há muitos anos. Não brincamos com a saúde das pessoas», concluiu.

Felizmente, nenhum dos pacientes morreu, embora tenha havido alguns casos mais graves. «Muitos pacientes foram ao hospital por precaução, mas não há casos críticos», explicou o diretor do departamento de saúde de Istambul, Yüksel Peçlevan. É evidente que todo este caso fez as autoridades refletirem sobre o armazenamento de carne em restaurantes deste tipo.

By acanto