As coisas cíclicas são fenómenos ou processos que se repetem periodicamente ou que, após um período, regressam ao seu estado inicial. Por exemplo, temos as estações do ano e os movimentos dos astros, como o da Terra em torno do Sol, bem como o ciclo da água. No entanto, há algo cíclico do qual não podemos escapar: a limpeza da casa.

É isso mesmo, a limpeza da casa também é cíclica; mais cedo ou mais tarde, e em maior ou menor grau, temos de recorrer à limpeza do espaço em que vivemos. Embora às vezes isso não seja suficiente e tenhamos de tomar medidas adicionais para, por exemplo, desinfetar ou eliminar os maus odores que se acumulam na casa. Felizmente, existe um método japonês que nos ajuda com isso e é bastante fácil de fazer.

Qual é o método Oosouji para manter a casa arrumada e com um bom aroma

A palavra Oosouji (大掃除) traduz-se como «grande limpeza» ou «limpeza geral» em japonês. Por outras palavras, refere-se à tradicional limpeza profunda que é feita nas casas e escritórios japoneses no final do ano, geralmente antes de 31 de dezembro. Embora não seja estritamente necessário fazê-la nessas datas, podemos planeá-la de vez em quando.

Esta limpeza é feita de forma profunda: implica tirar absolutamente todos os objetos das gavetas e móveis para se livrar daqueles que não são necessários e ficar apenas com os que são realmente úteis em casa. É uma limpeza semelhante à que os nossos pais faziam quando percebiam que tinham acumulado coisas demais e precisavam de espaço novo para continuar acumulando.

Ao contrário de outros métodos, este não implica apenas arrumar as coisas, mas também a limpeza em si, pelo que pode demorar mais tempo. No entanto, é preciso ter em conta que, no Japão, as casas são geralmente mais pequenas e têm um espaço limitado para guardar móveis e objetos. Esta característica facilita e, ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de fazer este tipo de limpeza uma vez por ano para reduzir a quantidade de objetos, retirando aqueles que não são úteis.

Como eliminar os odores domésticos com o método Oosouji

A primeira coisa que deve saber é que a acumulação gera humidade e, consequentemente, maus odores. Por isso, o primeiro passo é retirar tudo o que já não usa. Isto permitirá que a ventilação chegue a mais locais e a sua casa ficará com um cheiro melhor.

Mas a isso se somam duas ferramentas econômicas: os palitos aromáticos ou incensos. Essas barrinhas contêm óleos essenciais que, ao queimar, emitem fumaça com aroma. Se colocar incensos, o cheiro do ambiente melhorará por si só, mas deve estar ciente de que eles não eliminam completamente os odores se forem muito intensos.

Outra opção, embora não tão económica, são as velas aromáticas. Estas podem ajudar a eliminar odores desagradáveis, mas não de forma permanente, apenas neutralizam ou mascaram com a sua fragrância. As velas com fragrâncias específicas, como as de cera de abelha ou as que contêm enzimas neutralizantes, são mais eficazes para combater odores específicos, como os de animais de estimação ou fumo. Tal como os incensos, não eliminam completamente os odores, mas servem como filtro para melhorar o ambiente.

By acanto