De que adianta escolher um ventilador de teto com um design bonito se depois fazemos uma instalação funcional, mas pouco estética? Depois de decidirmos que ventilador de teto comprar, uma tarefa que não é nada fácil, dada a grande variedade de opções: com ou sem pás e, se escolhermos a primeira opção, qual o raio para que cumpra bem a sua função, como é controlado, se tem funções extra como a de «inverno»… é hora do próximo passo: instalar o ventilador no teto.
Na verdade, estou a comprar um apartamento e já sei quais os modelos que quero e que será o meu pai a instalá-los. No papel, não tem muito mistério: ligá-lo à corrente, encaixar o cabo e fixá-lo ao teto.
Como instalar um ventilador de teto de forma correta e estética
No entanto, o engenheiro elétrico Daniel Beguería não só confirmou as minhas suspeitas de que os ventiladores de teto são a melhor opção «Sou um grande fã deste tipo de ventilador em casa, quase não ligo o ar condicionado», declara à Arquitectura y diseño, mas também que montar um ventilador de teto tem os seus segredos para que fique bem. Afinal, de pouco adianta escolher um modelo bonito e que combine com as cores da divisão se depois deixarmos o cabo à vista.
O arquiteto explica que estes aparelhos têm um canal que os liga à caixa de junção, ficando à vista. Para minimizar o impacto visual que isso causa, Beguería aposta em procurar o sistema de alimentação mais adequado para o ventilador, utilizando um cabo triplo homologado, com separadores no interior.
Ele também recomenda fazer um pequeno entalhe na largura da fiação para a união entre a caixa de ligação e a fiação, de modo que basta traçar o entalhe para depois cobrir com gesso ou massa, que depois será pintada.