Durante 20 dias consecutivos e sem parar, o empreiteiro Mariano Ostán conseguiu plantar mais de 1600 hectares na zona de El Paraíso, Ramallo, província de Buenos Aires. Junto com seu filho de 26 anos e com o apoio de dois ajudantes, eles trabalharam no campo dia e noite para concluir a campanha de plantio.
Ostan, de 45 anos, é filho de produtores agrícolas e tem uma trajetória de mais de duas décadas como empreiteiro. Ele estudou na Escola Agrotécnica de Rueda, Santa Fé, e desde 2002 presta serviços de colheita, semeadura e trabalhos no solo. “Desde que me conheço por gente, estou entre os ferros”, resume.
Neste recorde singular, imposto pela época de semeadura, as culturas plantadas foram trigo, cevada, ervilha verde, ervilha amarela, lentilha, alpiste e vicia, refletindo a diversidade produtiva da região. Como tudo foi feito com uma semeadora versátil, capaz de se adaptar a diferentes tipos de sementes e condições do solo, o seu caso foi destacado pela empresa Indecar.
É que essa façanha produtiva foi realizada com uma semeadora modelo Neo, fabricada por essa empresa. O empreiteiro incorporou essa máquina para melhorar a logística no transporte entre lotes e otimizar os tempos numa campanha apertada. «As máquinas de dois módulos eram muito pesadas para se mover, enquanto esta me permite dobrar rapidamente e circular pela rua», indicou.
Para poder trabalhar os vinte dias consecutivos, a equipa familiar organizou-se em turnos. Mariano ficava com o turno da noite, das 23h às 6h, enquanto o seu filho trabalhava o tempo restante. Assim, conseguiram avançar sem interrupções, com o apoio de dois colaboradores responsáveis pelo carregamento dos insumos. No total, plantaram 1680 hectares, com sete culturas diferentes, em apenas 20 dias de trabalho.
As primeiras culturas já nasceram e os resultados no campo validam a aposta. “O sistema Plant Force da máquina faz com que a cultura nasça uniforme. Não tivemos problemas de sulcos abertos nem entupimentos. Trabalhamos dia e noite sem parar, e todos os clientes estão muito satisfeitos”, detalha Ostan.