Ninguém pensaria num Vocho quando falamos de carros de luxo, mas não é tentadora a ideia de chegar ao tapete vermelho dos Óscares num Escarabajo convertido em limusina? É isso mesmo, este Vocho modificado vale hoje tanto quanto um Ferrari Roma e tem toda uma história para contar.
Em 1969, um distribuidor de carros Porsche e Volkswagen na costa oeste dos Estados Unidos decidiu realizar o seu capricho: pegar um Vocho e transformá-lo numa limusina. Os motivos — além do capricho — nunca ficaram claros, mas há evidências do que custou: 35.500 dólares da época, o que, em valor atual, equivaleria a cerca de 311.000 dólares. Ou seja, replicar sua façanha hoje teria custado 5,8 milhões de pesos.
Com essa quantia no bolso, foram procurados os melhores fornecedores. O responsável pela conversão foi Troutman-Barnes, uma oficina altamente especializada e que já tinha reputação de ter construído carros de corrida e até um Porsche 911 com portas traseiras.
A oficina procurou peças originais e modificações que se parecessem com o modelo base. A carroçaria cresceu um metro extra para acomodar uma pequena sala com até quatro assentos, dispostos em pares, frente a frente. Também foi instalado um minibar com mesa de madeira, estofos de alta qualidade, um leitor de música independente e, claro, outro motor.
O motor que o Vocho usava naquela época não era suficiente para suportar o peso extra da carroçaria e dos passageiros adicionais, então o motor de 1,5 litros que vinha de fábrica foi removido e substituído por um de 1,6 litros com carburador do tipo descendente. A potência não foi revelada, mas também não se espera que seja exatamente rápida.
No final, o objetivo aparente deste Vocho, que foi batizado de “Rollswagen” — num trocadilho entre Rolls-Royce e Volkswagen — parece ser publicidade. O carro apareceu em alguns comerciais chamando-se «o carro mais económico do mundo convertido na limusina mais económica do mundo». Até acompanhou celebridades aos Óscares, como foi o caso de John Wayne em 1970, quando ganhou o prémio de melhor ator pelo seu filme True Grit.
Nos anos seguintes, este Vocho limusina passou de mãos em mãos e hoje encontra-se em leilão, onde o preço estimado ronda os 150.000 a 200.000 dólares (2,8 a 3,7 milhões de pesos ao câmbio atual), então, se está a pensar em comprar um Porsche 911 Carrera T ou até mesmo um Ferrari Roma, provavelmente este Vocho vai fazer-lhe mudar de ideia, embora certamente não.